Tecnologia

Apple renova MacBook Pro com processador voltado ao uso profissional

Os novos notebooks têm 14 e 16 polegadas e vêm com processadores M1

 (Apple/Divulgação)

(Apple/Divulgação)

share
Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 18 de outubro de 2021 às 14h49.

Última atualização em 19 de outubro de 2021 às 12h00.

A Apple anunciou hoje (18) a nova geração do MacBook Pro. O notebook da marca agora tem versões com telas de 14 ou 16 polegadas e vem com processadores voltados ao uso profissional e feitos pela própria Apple.

Nos aparelhos com o novo processador M1 Pro, a Apple promete desempenho 70% superior ao M1, usado em MacBooks mais simples, e o dobro do desempenho gráfico.

O chip pode ser utilizado com memória RAM de até 32 GB, reforçando sua vocação para o uso em tarefas que exigem grande poder de processamento computacional. No M1 Pro, a Apple conseguiu acomodar 33,7 bilhões de transistores, componente elementar dos processadores. O número é quase o dobro do encontrado nos chips M1 e isso significa mais poder de processamento e eficiência de energia.

O M1 Pro Max é o processador mais sofisticado dos dois anunciados hoje. Ele tem 57 bilhões de transistores e comporta o uso junto a uma memória RAM de até 64 GB. O chip viabiliza a conexão de até quatro monitores ao mesmo tempo ao MacBook Pro. O poder de processamento gráfico pode ser até 13x superior ao do chip M1.

Na memória de armazenamento de dados, a capacidade máxima dos novos notebooks da Apple é de 8 terabytes - cada terabyte tem 1.024 gigabytes.

Os novos MacBooks Pro são os primeiros da Apple a contar com tecnologia de carregamento rápido e podem atingir 50% da carga máxima em 30 minutos. A autonomia da bateria é de até 21 horas de uso.

No sistema de som, a Apple colocou seis alto-falantes nos novos aparelhos para gerar o que a empresa chama de "áudio espacial", que visa oferecer uma experiência sonora próxima da realidade. Já as telas dos aparelhos contam com a tecnologia Liquid Retina XDR, que é da própria Apple. Completando o kit muiltimídia, a câmera dos notebooks da Apple tem resolução Full HD (1.080p) e pode ser usada para fazer ligações via internet pelo sistema FaceTime, integrado a iPhones e iPads.

Os aparelhos começam a chegar aos primeiros compradores na semana que vem no mercado internacional.

Acompanhe tudo sobre:AppleMacBook Pro

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos