Tecnologia

Android ganha compartilhamento de apps entre smartphones

Com atualização, será possível enviar e receber aplicativos mesmo sem conexão à internet

Android: nova atualização permite enviar e receber aplicativos mesmo sem conexão à internet (SOPA Images/Getty Images)

Android: nova atualização permite enviar e receber aplicativos mesmo sem conexão à internet (SOPA Images/Getty Images)

LP

Laura Pancini

Publicado em 4 de dezembro de 2020 às 10h34.

Última atualização em 4 de dezembro de 2020 às 10h39.

O Google anunciou nesta quinta-feira (3) novos recursos para o sistema Android. Um deles é a ferramenta de "Compartilhar por proximidade", que permite enviar e receber aplicativos entre dispositivos Android, sem acesso à internet.

De acordo com informações do blog do Google, a novidade deve ser liberada em algumas semanas. Para acessá-la, é necessário estar com a opção de "Compartilhar por proximidade" ativada, disponível nas configurações do sistema.

Para enviar ou receber apps, o usuário deve abrir o Google Play, acessar "Meus aplicativos e jogos", clicar em "Compartilhar aplicativos" e selecionar os apps que deseja compartilhar.

O Google disponibilizou outras novas ferramentas para o celular Android. O "Voice Access" (Acesso de Voz) permite que você controle seu dispositivo apenas pela voz. Ele foi projetado para pessoas com deficiência motora.

"Usando a tecnologia machine learning, você pode adicionar rótulos às telas de seus aplicativos Android para ajudá-lo a trabalhar neles com sua voz", afirma a empresa. "Por exemplo, você pode dizer 'abrir fotos' , 'tocar em Pesquisar', 'tocar em seu mapa' para ver um mapa de todas as suas fotos. Isso torna a navegação conveniente e possível sem as mãos."

Lançado anteriormente apenas no Android 11, o Voice Access agora está disponível nos smartphones com Android 6.0 ou outra versão superior.

Para quem usa o Google Maps no Android ou iOS, se locomover ficou ainda mais fácil. A nova opção de "Go Tab" permite fixar seus destinos mais frequentes, como o supermercado ou seu local de trabalho, e acessá-los com apenas um toque.

O "Go Tab" também está disponível para quem usa transporte público. O usuário pode marcar rotas específicas, ver horários de partida e chegada e receber alertas da agência local de transporte público.

"É possível fixar várias rotas, como uma de carro e outra de transporte público, para o mesmo destino e ver qual delas o levará até lá com mais eficiência", explica o Google em comunicado.

O "Go Tab" começará a ser lançado nas próximas semanas.

Acompanhe tudo sobre:AndroidGoogleGoogle Maps

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos