Tecnologia

Anac libera smartphones no "modo avião" durante todo o voo

Medida publicada hoje no Diário Oficial anuncia que smartphones e tablets poderão ser usados durante todo o voo, desde que estejam no "modo avião"


	Avião: Anac libera uso de smartphones em todas as fases do voo, desde que no "modo avião"
 (Boeing/Divulgação via Bloomberg)

Avião: Anac libera uso de smartphones em todas as fases do voo, desde que no "modo avião" (Boeing/Divulgação via Bloomberg)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 30 de outubro de 2014 às 13h55.

São Paulo – A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou uma resolução no Diário Oficial permitindo que passageiros usem dispositivos eletrônicos em todo o voo. A resolução prevê que mesmo durante as fases de decolagem e aterrisagem, smartphones e tablets poderão ser usados, desde que estejam no "modo avião".

A autorização ainda não está valendo. Para isso, as companhias aéreas precisam pedir, individualmente, permissão para a Anac.

Cada uma das companhias precisa provar para a Anac que o uso dos dispositivos não causaria problemas em seus equipamentos e sistemas de navegação.

Outra novidade da resolução é que os celulares poderão ser usados fora do movo avião logo depois que o avião pousar. Hoje, não é permitido o uso da rede celular enquanto a aeronave faz o taxiamento no aeroporto.

Para os consumidores, a medida permitirá que sejam usados smartphones, tablets, câmeras fotográficas e outros eletrônicos.

No início deste mês, o Grupo LATAM (que tem as companhias aéreas TAM e LAN) já havia anunciado que permitiria o uso de smartphones em “modo avião” durante todas as fases de seus voos. O grupo foi o primeiro a dar autorização para uso de eletrônicos, incluindo nos momentos de decolagem e aterrisagem, em toda a América do Sul.

Acompanhe tudo sobre:AnacAviaçãoAviõescompanhias-aereasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasIndústria eletroeletrônicaLANLatamServiçosSetor de transporteSmartphonesTabletsTAMTransportesVeículos

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos