Tecnologia

Acer vê escassez de smartphones e avalia usar mais de um sistema

O mercado de smartphones enfrenta escassez de produtos neste fim de ano

Empresas também começam a avaliar outros softwares além do Android, do Google (Sean Gallup/Getty Images)

Empresas também começam a avaliar outros softwares além do Android, do Google (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de fevereiro de 2012 às 12h38.

Paris - Uma alta na demanda por celulares inteligentes tomou de surpresa a indústria e deixou o setor enfrentando escassez de produtos neste fim de ano, afirmou o presidente da unidade de celulares da taiuanesa Acer.

"A indústria como um todo está enfrentando dificuldades com oferta", afirmou Aymar de Lencquesaing à Reuters.

Empresas de pesquisa aumentaram estimativas para vendas de celulares inteligentes em 2010 e agora esperam que o mercado dobre em relação há um ano.

O crescimento acelerado está causando falta de componentes, com fabricantes enfrentando dificuldades para encontrar peças como telas dos aparelhos.

A Acer, segunda maior fabricante de PCs do mundo, entrou no mercado de celulares inteligentes no ano passado. A empresa deve vender um pouco menos que 1 milhão de aparelhos este ano, garantindo uma participação de mercado de menos de meio por cento, afirmou Lencquesaing.

A companhia tem meta de obter 6 por cento do segmento em 2014, o que implica na venda de 30 milhões de celulares inteligentes.

A empresa está avaliando o uso de outras plataformas de software além do Android, do Google.

"Vamos olhar para sistemas abertos neste mercado, temos que olhar para Android, Windows Phone 7 e MeeGo", afirmou Lencquesaing.

"Provavelmente teremos de novo celulares com Windows, com a chegada do Windows Phone 7. Há espaço para mais de um sistema operacional."

O MeeGo é uma nova plataforma para celulares inteligentes desenvolvida pela Intel e Nokia, e a expectativa do mercado é que celulares equipados com essa tecnologia deverão chegar aos consumidores no próximo ano.

Acompanhe tudo sobre:AcerAndroidCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEmpresasGoogleIndústria eletroeletrônicaSmartphones

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos