Tecnologia

A incrível história do professor que ensina computação na lousa

Giz colorido e empenho são os recursos de um professor de Gana

 (Facebook/Owura Kwadwo Hottish/Reprodução)

(Facebook/Owura Kwadwo Hottish/Reprodução)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 2 de março de 2018 às 05h55.

Última atualização em 2 de março de 2018 às 05h55.

São Paulo – Giz, quadro negro e código. Essas eram as ferramentas que Owura Kwadwo Hottish tinha à disposição para ensinar computação a alunos em Gana. Na escola em que leciona, não há computadores. Pacote Office? Nem pensar. A solução era usar giz colorido e muito capricho para desenhar uma réplica do editor de textos Microsoft Word no quadro negro para demonstrar seu uso.

Desenhar em detalhes a interface de um software tão repleto de funções e botões quanto o Word leva tempo. Por isso, Hottish começa a desenhar meia hora antes dos alunos chegarem. Depois da aula, o desenho é apagado para deixar a lousa disponível para o próximo professor.

As fotos de uma de suas aulas foram parar no Facebook, onde viralizaram, o que surpreendeu o professor de informática.

Em uma conversa com a NPR, Hottish deixa claro o motivo dos desenhos: Não há computadores e eu não tinha outra escolha a não ser desenhar para eles.

O professor, cujo verdadeiro nome é Richard Appiah Akoto (segundo o site Quartz Africa), diz que se pudesse dar algo aos seus alunos, seriam computadores.

Akoto tem um notebook pessoal. Entretanto, o aparelho não atende às necessidades do plano de ensino da escola, que requer computador com monitor. A prova consiste em responder a perguntas relacionadas a um desktop. Sem contato com o aparelho, apenas um dos alunos conseguiu nota máxima na matéria no ano passado.

Como a história ganhou repercussão mundial na mídia, a Microsoft, dona do Word desenhado na lousa, recebeu pedidos de recursos para o professor. E a empresa disse que vai enviar um computador para a escola.

Acompanhe tudo sobre:ComputadoresEscolasGanaMicrosoft

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos