Tecnologia

30 fatos que marcaram 2011 em tecnologia

Tablets e smartphones dominaram o noticiário de tecnologia em 2011. Veja as 30 notícias mais importantes do ano

Steve Jobs apresenta o iPad 2: a morte do fundador da Apple foi a notícia de maior impacto no mundo da tecnologia em 2011 (Justin Sullivan / Getty Images)

Steve Jobs apresenta o iPad 2: a morte do fundador da Apple foi a notícia de maior impacto no mundo da tecnologia em 2011 (Justin Sullivan / Getty Images)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 17 de dezembro de 2011 às 06h36.

São Paulo — Do iPad 2 ao Kindle Fire, do iPhone 4S ao Galaxy Nexus, os tablets e os smartphones estiveram presentes na maioria das notícias de tecnologia em 2011. O ano também será lembrado pela morte de Steve Jobs, que comoveu o mundo em outubro. Confiram 30 fatos que foram notícia em 2011.

Janeiro

No Consumer Electronics Show, em Las Vegas, a Microsoft anuncia oficialmente o Windows 8, seu futuro sistema operacional para PCs e tablets. 

Fevereiro

No Mobile World Congress, em Barcelona, a Samsung exibe o smartphone Galaxy S II, que teria 5 milhões de unidades vendidas em três meses.

Stephen Elop, CEO da Nokia e ex-diretor da Microsoft, anuncia uma aliança para levar o Windows Phone aos smartphones da empresa finlandesa.

Março

Steve Jobs apresenta o iPad 2. Além de ser mais fino e mais leve que seu antecessor, o tablet da Apple traz duas câmeras e um processador mais potente, o A5. 

O Android ultrapassa o Symbian e se torna o sistema operacional de smartphone mais vendido no mundo. O Gartner Group estima que, de janeiro a março, foram vendidos 36 milhões de aparelhos com Android.

Abril

O ministro da ciência e tecnologia Aloizio Mercadante divulga que a Foxconn se prepara para fabricar produtos da Apple no Brasil.

A rede PlayStation Network, que conecta os consoles PlayStation, da Sony, é invadida e fica fora do ar. O serviço de jogos tinha 77 milhões de usuários.

A RIM começa a vender o BlackBerry PlayBook nos Estados Unidos. O tablet teria vendas fracas ao longo do ano.


Maio

A Microsoft compra o Skype por 8,5 milhões de dólares. O serviço de telefonia via internet tem 650 milhões de usuários no mundo.

O iPad 2 chega ao Brasil.

Junho

A Apple anuncia o iCloud, seu novo serviço de computação em nuvem. A empresa também demonstra o iOS 5, nova versão do sistema operacional do iPhone e do iPad.

O Google apresenta sua nova rede social Google+. O serviço atrai dezenas de milhões de usuários nas primeiras semanas, mas, depois, passa a crescer menos.

As vendas de tablets superam as de netbooks. Entre abril e junho, foram comercializados 13,6 milhões de tablets no mundo, segundo a ABI Research. É mais que o dobro dos 6,4 milhões de netbooks vendidos.

O Google lança seu sistema operacional Chrome OS, usado nos chromebooks, laptops rodam aplicativos da web. 

Julho

Nos Estados Unidos HP começa a vender seu tablet Touch Pad, com o sistema operacional WebOS, desenvolvido pela Palm. Com preço similar ao do iPad e uma óbvia carência de aplicativos, o tablet encalha nas lojas.

Agosto

O Google divulga que está comprando a divisão da Motorola que fabrica celulares e tablets por 12,5 bilhões de dólares.

Leo Apotheker, CEO da HP, fecha a divisão de smartphones e tablets da empresa, descontinuando o Touch Pad apenas um mês depois do lançamento. Apotheker também divulga que a HP pretendia desfazer-se da divisão de PCs. 


Setembro

O Facebook apresenta sua Timeline, que mostra conteúdo relacionado com o usuário sobre uma linha do tempo. Inicialmente, esse recurso fica restrito a desenvolvedores de aplicativos.

Meg Whitman substitui Leo Apotheker no posto de CEO da HP. Com a troca de comando, a empresa voltaria atrás no plano de desfazer-se da divisão de PCs.

A Netflix chega ao Brasil com seu serviço de streaming de filmes por assinatura. Temido pelas empresas de TV a cabo, o serviço tem um início morno no país.

A Microsoft passa a fabricar o console para jogos Xbox no Brasil, reduzindo o preço do produto.

Outubro

A Apple anuncia o iPhone 4S. Visualmente idêntico ao iPhone 4, o smartphone traz câmera de maior resolução, processador mais veloz e o assistente de voz Siri. O iPhone 5, que era esperado, fica para 2012.

Steve Jobs morre depois de oito anos lutando contra o câncer.

A biografia autorizada de Steve Jobs, escrita por Walter Isaacson, chega às livraria e rapidamente ascende ao topo das listas de livros mais vendidos em muitos países, incluindo o Brasil.

No ano em que a IBM comemora seu centésimo aniversário, Ginni Rometty é indicada para ser a primeira mulher no posto de CEO da empresa, substituindo Sam Palmisano.

Samsung e Google apresentam o Galaxy Nexus, o primeiro smartphone com o sistema Android 4.0, conhecido como Ice Cream Sandwich. O aparelho só deve chegar ao Brasil em 2012.

Novembro

O Kindle Fire, da Amazon, chega às lojas nos Estados Unidos e torna-se o segundo tablet mais vendido no mundo. Seu principal atrativo é o preço de 199 dólares.

A Samsung supera a Nokia e assume a liderança do mercado mundial de smartphones.

Nos Estados Unidos, o Google inicia a venda de músicas em seu site Google Music, que concorre com o iTunes, da Apple.

Dezembro

O iPhone 4S e a Apple TV chegam oficialmente ao Brasil. A loja online iTunes passa a vender músicas e filmes aos brasileiros.

Acompanhe tudo sobre:Indústria eletroeletrônicaRetrospectiva de 2011SmartphonesTablets

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos