Revista Exame

O casamento de 160 milhões de reais

Lakshmi Mittal, o indiano magnata do aço, fez uma a festa para a filha que custou um Airbus

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

share
DR

Da Redação

Publicado em 1 de maio de 2011 às 10h56.

Com a criação do maior conglomerado de aço do planeta, Lakshmi Mittal, dono de uma fortuna estimada em 22 bilhões de dólares, pulou da quinta para a primeira posição da lista dos homens mais ricos do Reino Unido. Se houvesse um ranking de extravagâncias, Mittal também seria um líder isolado.

No meio do ano, ele deu uma festa de casamento para sua filha, Vanisha. Foram cinco dias de comemorações na França, a um custo estimado em 160 milhões de reais, dinheiro suficiente para comprar um Airbus A320. Para a festa, Mittal criou um "mundo de marajás e mistério" -- pelo menos isso era o que dizia o convite, um livreto de 20 páginas acomodado num estojo de prata e entregue a 1 200 pessoas de todo o mundo.

A imprensa ficou de fora (talvez daí venha o tal mistério). Mas, pelas descrições publicadas nos jornais indianos, a festa cumpriu a promessa.

O noivado aconteceu no Palácio de Versalhes, em Paris, decorado com temas indianos. Um dos pontos altos da festa foi uma dramatização da vida do casal. Concebida em Bollywood, a indústria cinematográfica indiana, a apresentação teve Lakshmi Mittal e sua mulher, Usha, interpretando a si mesmos. O casamento, dois dias depois, foi realizado no castelo Vaux-le-Viconte, a 50 quilômetros de Paris.

A história do novo magnata do aço parece mesmo saída das telas. Mittal nasceu em uma família de vida confortável para os padrões indianos, mas durante toda a juventude teve de estudar e trabalhar ao mesmo tempo para tocar os negócios da família. Seu pai sempre trabalhou com aço e até hoje é dono de uma pequena usina na região de Calcutá.

Só na vida adulta, após consolidar a estratégia de comprar usinas de aço decadentes ao redor do mundo para torná-las eficientes e lucrativas, Lakshmi fez jus a seu primeiro nome, o mesmo de uma divindade hindu da riqueza e da prosperidade.

Desde abril, ele é dono de um dos imóveis mais caros do mundo. A mansão custou 127 milhões de dólares. São 12 quartos, salão de baile, banho turco e piscina incrustada de jóias. A vizinhança também é selecionada. De um lado fica a casa londrina do sultão de Brunei. Do outro, o Palácio de Kensington, durante anos a residência do príncipe Charles e de Diana. Mittal ainda não ocupou a casa. "Faltam os móveis", disse recentemente a um jornal britânico.

O estilo de vida de Mittal é motivo de ironia na Índia. Uma das principais revistas do país estampou em manchete: "Papai, compre-me a Torre Eiffel", em referência ao casamento de Vanisha.

O próprio pai de Mittal já havia recomendado discrição ao filho. Há oito anos, a revista inglesa The Economist atribuiu a ele a seguinte frase: "O dia em que você passar a aparecer será o dia em que começará sua queda". Aparentemente, Lakshmi Mittal está disposto a provar que a previsão de seu pai está enganada.
 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBilionáriosEmpresáriosÍndiaLakshmi MittalPersonalidades

Mais de Revista Exame

"Somos uma marca alemã, isso define quem somos", diz CEO da Rimowa

Forte captação em crédito reduz potencial de retorno e desafia gestoras em busca por ativos

Elas já estão entre nós

Desafios e oportunidades