Pop

Para Steve Jobs, esta é uma das chaves para o sucesso

O inventor americano, que morreu em 2011, era conhecido por sua visão inovadora e por frases inspiradoras. E Jobs também tinha sua própria opinião de qual é a chave para o sucesso

Jobs: Em uma entrevista, o fundador da Apple relembrou um momento da sua trajetória para exemplificar qual seria o caminho do sucesso (Apple/Divulgação)

Jobs: Em uma entrevista, o fundador da Apple relembrou um momento da sua trajetória para exemplificar qual seria o caminho do sucesso (Apple/Divulgação)

share
DR

Da Redação

Publicado em 21 de abril de 2022 às 16h05.

Última atualização em 29 de abril de 2022 às 10h39.

Muitos empreendedores buscam os melhores caminhos para alcançar o sucesso profissional. Abraçar as oportunidades, os riscos, confiar no seu projeto e trabalhar duro podem ser algumas das chaves para isso. Porém, para Steve Jobs a independência e a autoconfiança em excesso muitas vezes podem atrapalhar o sucesso.

O inventor americano, que morreu em 2011, era conhecido por sua visão inovadora e por frases inspiradoras. E Jobs também tinha sua própria opinião de qual é a chave para o sucesso, segundo artigo Jeff Haden, publicado no portal Inc. 

Em uma entrevista, o fundador da Apple relembrou um momento da sua trajetória para exemplificar qual seria o caminho do sucesso.

“Eu liguei para Bill Hewlett quando eu tinha 12 anos. ‘Oi, eu sou o Steve Jobs. Tenho 12 anos. Sou um estudante do ensino médio. Quero construir um frequencímetro e gostaria de saber se você teria peças extras para me dar’. Ele riu, me deu as peças e um trabalho na Hewlett-Packard durante o verão. Nunca encontrei ninguém que tenha dito não ou desligado o telefone quando eu liguei. Eu apenas fiz perguntas. A maioria das pessoas nunca pega o telefone e liga. A maioria nunca pergunta. Isso é o que separa as pessoas em dois grupos: as que buscam o que querem e as que sonham sobre o que querem".

Com essa fala, Jobs quis mostrar que pedir ajuda e perguntar é o caminho para o sucesso. E ele fez isso, na prática, no inicio da sua trajetória. Quando estava criando o primeiro iPhone, o fundador da Apple andava com o protótipo no bolso para todos os lados, na intenção de testar a durabilidade do aparelho. Ele percebeu que a tela, com revestimento de plástico, riscava com facilidade.

LEIA TAMBÉM:

O inventor poderia simplesmente seguir a sua autoconfiança e tentando resolver o problema sozinho. Em vez disso, Jobs ligou para Wendell Weeks, CEO da Corning Glass, para entender sobre qual o tipo de vidro ele precisava para ter um aparelho de qualidade. 

Entre muita conversa e o poder de persuasão do empresário, Weeks concordou em fornecer um vidro que sua empresa desenvolveu nos anos 1960 para a Apple, mas que nunca tinha entrado em produção.

Anos depois, quando o biógrafo de Steve Jobs visitou Weeks, uma carta do fundador da Apple estava enquadrada: “Não conseguiríamos ter feito isso sem você”.

Admitir a necessidade de ajuda pode fazer muitas pessoas se sentirem fracas ou vulnerareis, mas, na verdade, é o caminho do sucesso. Ao mostrar que admira e confia nas habilidades e talentos de outras pessoas, é possível aprender e conseguir recursos que não estão disponíveis no momento.

Como ninguém faz nada valioso sozinho, buscar ajuda pode ser apenas o primeiro passo para criar relacionamentos de longo prazo e mutuamente benéficos que construam uma base para o sucesso duradouro. Foi esse caminho escolhido por Steve Jobs em sua trajetória para criar uma das maiores empresas do mundo.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:EmpreendedoresEmpreendedorismoEXAME-Academy-no-InstagramSteve Jobs

Mais de Pop

Quanto custa ter um 'caso'? Para esse bilionário, a ex-amante custou US$ 3 bilhões

Mostra Internacional de Cinema de SP: 10 filmes imperdíveis para ver nesta terça-feira, 22

Mostra Internacional de Cinema de SP: 10 filmes imperdíveis para ver nesta segunda-feira, 21

Disney D23 no Brasil: veja datas, horários, ingressos e tudo o que você precisa saber