Pop

Feriado do Dia do Servidor Público sofrerá mudanças em alguns estados em 2024; veja como fica

Ceará, Pará, Goiás, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe, Tocantins e Mato Grosso do Sul são estados que devem mudar a data do feriado

 (Nora Carol Photography/Getty Images)

(Nora Carol Photography/Getty Images)

Raphaela Seixas
Raphaela Seixas

Estagiária de jornalismo

Publicado em 25 de outubro de 2024 às 09h29.

Tudo sobreFeriados
Saiba mais

O feriado do Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, passará por mudanças em 2024 em diversos estados brasileiros. Embora a data seja um ponto facultativo, permitindo que estados e municípios ajustem a celebração conforme a conveniência, alguns governos já anunciaram modificações para esse ano.

O Distrito Federal, por exemplo, antecipou o feriado. São Paulo também está entre as localidades que realizaram ajustes.

Adaptações no calendário em 2024

As mudanças visam evitar o aumento da abstenção dos eleitores no segundo turno das eleições municipais. Para isso, alguns governos estaduais mudaram a data do ponto facultativo. 

As cidades brasileiras que optaram pela mudança divulgaram as seguintes datas para o feriado: Ceará (21 de outubro), Pará (30 de outubro), Goiás (1º de novembro), Paraíba (1º de novembro), Rio Grande do Norte (1º de novembro), Rio Grande do Sul (1º de novembro), Sergipe (1º de novembro), Tocantins (1º de novembro) e Mato Grosso do Sul (14 de novembro).

Que dia cai o feriado do Servidor Público em São Paulo?

A Prefeitura de São Paulo informou que, conforme o Decreto n.º 63.111/23, o dia 28 de outubro, Dia do Servidor Público, é considerado ponto facultativo na capital paulista. Dessa forma, a decisão de conceder ou não a folga cabe ao empregador.

O Governo do Estado de São Paulo, por meio do Decreto n.º 68.298, de 3 de janeiro de 2024, segue a mesma linha e estabelece o ponto facultativo para servidores estaduais. Assim, a liberação do expediente depende das definições de cada órgão ou entidade.

Flexibilidade no feriado

Essas mudanças refletem a flexibilidade de um feriado que não é nacional, mas que possui grande relevância para o setor público. Como o ponto facultativo é decidido de forma descentralizada, a população deve ficar atenta às comunicações oficiais dos governos locais para saber como a data será observada em cada região.

As alterações no calendário visam ainda atender a necessidades locais, considerando a dinâmica de trabalho em cada estado, especialmente em um ano com múltiplos feriados e eventos importantes.

Acompanhe tudo sobre:FeriadosData PopularServidores públicos

Mais de Pop

Esta cidade do Japão tem primeira criança em décadas — e dezenas de bonecos para preencher o 'vazio'

Ex-ator mirim é encontrado morto após ser baleado dentro de carro em ponto turístico na Bahia

Mostra Internacional de Cinema de SP: 10 filmes imperdíveis para ver nesta sexta-feira, 25

'Good Omens': 3ª temporada terá episódio único após acusações contra Neil Gaiman