Pop

Dia Internacional da Mulher: o que as grandes líderes estão lendo e assistindo?

Para celebrar esse dia e enaltecer o trabalho delas, a EXAME POP pediu uma dica cultural inspiradora de várias empresárias em posição de liderança

Dia Internacional da Mulher: veja a dica das líderes brasileiras (Divulgação/Exame)

Dia Internacional da Mulher: veja a dica das líderes brasileiras (Divulgação/Exame)

Luiza Vilela
Luiza Vilela

Repórter de POP

Publicado em 8 de março de 2023 às 18h58.

O dia 8 de março é reconhecido como Dia Internacional da Mulher. A data é um marco da luta pela igualdade de gênero, e traz uma série de questionamentos sobre o papel das mulheres na sociedade — que vem mudando ao longo dos anos (ainda bem!).

Hoje, ainda que a passos lentos, elas estão ocupando os espaços que antes tinham portas fechadas. Assumiram papéis de liderança, estão se tornando CEOs, são donas do próprio negócio. E isso é só o começo: a cada ano, a conscientização da luta das mulheres fica mais frequente e a equidade entre os gêneros vai sendo mais e mais conquistada.

Para celebrar esse dia e enaltecer o trabalho delas, a EXAME POP pediu uma dica cultural inspiradora de várias empresárias em posição de liderança. Veja o que sugeriram Juliana Santos, CEO da Dona Santa e diretora criativa da marca Juliana Santos; Sandra Chayo, sócia diretora do Grupo HOPE; Manuela Bordasch, fundadora e CEO do Steal the Look; Karla Felmanas, VP da Cimed; Daniela Falcão, fundadora da Nordestesse; Emily Ewell, CEO e cofundadora da Pantys; Patricia Lima, Fundadora da Simple Organic e Nathalia Arcuri, fundadora e CEO da Me Poupe!

As dicas de cultura das líderes brasileiras

Emily Ewell, CEO e cofundadora da Pantys (Arquivo pessoal/Divulgação)

Emily Ewell

CEO e cofundadora da Pantys, Emily indica assistir a série "Genius", disponível no catálogo da Netflix.

"A série Genius acompanha não apenas a parte que todo mundo vê, mas também o lado holístico e pessoal de nomes incríveis e grandes gênios da humanidade. Então, é possível vermos personalidades como Aretha Franklin na música, Albert Einstein na física, Picasso nas artes… Essa série me ajudou a ver importância de ir atrás dos nossos sonhos, ter grandes objetivos e entender que apesar dessa dinâmica complexa, que envolve família, dia a dia e negócios, não podemos esquecer que também somos pessoas completas e, que, no final, também precisamos ter um pouco de empatia e compaixão conosco", sugere.

Nathalia Arcuri, fundadora e CEO da Me Poupe! (Arquivo pessoal)

Nathalia Arcuri

Fundadora e CEO do Me Poupe!, a sugestão de Natália é o livro "Conversas Corajosas", da Elisama Santos.

"Essa foi uma leitura recente que tenho indicado para todas as minhas amigas. Existe algo em comum entre todas nós mulheres que é o desejo de agradar. Algumas de nós somos educadas para acreditar que essa é uma obrigação e dessa forma construímos a nossa realidade em pilares de sofrimento e rejeição das próprias necessidades. As conversas corajosas propostas por Elisama são construídas com base na comunicação não violenta e nos levam para o mundo desconhecido das nossas próprias fragilidades e fortalezas. É um livro obrigatório para toda mulher que se cala por não saber expressar as próprias necessidades e vontades", disse ela.

Sandra Chayo, sócia diretora do Grupo HOPE (Arquivo pessoal/Divulgação)

Sandra Chayo

Sócia diretora do Grupo HOPE, Sandra sugere o aclamado filme "Estrelas Além do Tempo", de 2016.

"Inspirada em fatos reais, o filme se passa nos 60, e conta a história de três mulheres visionárias de origem afro-americana que trabalham na NASA e foram responsáveis por uma das maiores operações da história: o lançamento em órbita do astronauta John Glenn. Um grande marco. Pelo fato de serem mulheres e negras atravessaram inúmeras barreiras ao longo de suas vidas, mas nada impediu que atingissem seus objetivos. Uma história feminina de garra e muita superação. A direção é de Thedore Melfi, mas a trama é muito bem representada pela escritora Margot Lee e pela roteirista Allison Schroeder", explica.

Patrícia Lima, fundadora da Simple Organic (Arquivo Pessoal)

Patricia Lima

Fundadora da Simple Organic, Patrícia recomenda a leitura de "A Estratégia do Oceano Azul” do W. Chan Kim e Renée Mauborgne.

"Esse livro representa muito o que executamos na Simple Organic. Toda vez que vou falar sobre empreendedorismo para jovens empreendedores ou para outras pessoas, eu falo muito da importância da gente olhar, entender e buscar coisas que não foram feitas ainda. Não olhar para o lado e sim olhar para frente. O livro prega exatamente isso, sobre você olhar para o oceano, ou seja, para as oportunidades, e aprender a explorar mercados que ainda não são super competitivos. Não se trata de inventar a roda, mas de olhar para cada mercado do seu país ou da sua região e tentar entender onde têm boas oportunidades para seu serviço ou produto. Esse livro dá esse norte para o empreendedor e me ajudou muito ao longo da minha jornada", diz ela.

Juliana Santos, CEO da Dona Santa e diretora criativa da marca Juliana Santos (Arquivo pessoal/Divulgação)

Juliana Santos

CEO da Dona Santa e diretora criativa da marca Juliana Santos, a líder indica o livro "Tudo é Rio", da Carla Madeira.

"O livro Tudo é Rio é uma obra prima densa, mas ao mesmo tempo delicada e poética, para mim é um dos melhores livros da atualidade escrito por uma mulher, por isso não poderia citar outro. Outro que indico é a série MAID, que traz de forma primorosa a existência da violência psicológica que é praticada contra as mulheres dentro do ambiente familiar. E mesmo sendo passada em outro país, mostrando programas sociais daquele lugar, nos permite a reflexão sobre a realidade vivenciada por mulheres no Brasil, que são obrigadas a deixar seus lares na companhia de filhos para fugir de abusos que são submetidas", comenta.

Manuela Bordasch, fundadora e CEO do Steal the Look (Arquivo pessoal/Divulgação)

Manuela Bordasch

Fundadora e CEO do Steal the Look, Manuela sugere ouvir o podcast "De Carona na Carreira", da Thais Roque.

"Uma super indicação é o “De carona na carreira” que é um podcast produzido pela Thais Roque, uma mulher sensacional, que conta sobre as mais incríveis jornadas profissionais, de executivos a celebridades através de conversas e entrevistas", menciona.

Karla Felmanas, VP da Cimed (Arquivo pessoal/Divulgação)

Karla Felmanas

Vice-Presidente da Cimed, Karla destaca a história da primeira dama Michelle Obama, em sua autobiografia "Minha História, Michelle Obama".

"Minha indicação é o livro The Light We Carry, da Michelle Obama. Adorei a forma como a ex-primeira dama dos Estados Unidos compartilha sua experiência de vida e utiliza sua luz interior para uma jornada de evolução contínua. Ela é uma mulher inspiradora, de muita sabedoria, vale muito a leitura", diz.

Daniela Falcão, fundadora da Nordestesse (Arquivo pessoal/Divulgação)

Daniela Falcão

Fundadora da Nordestesse, hub criativo que amplia e fomenta a produção de empreendedores nordestinos, Daniela indica o livro "The Vanity Faird Diaries".

"Biografia da jornalista inglesa Tina Brown, que foi editora da Vanity Fair nos áureos tempos da revista e depois da prestigiosa The New Yorker, numa época em que esses cargos de liderança no jornalismo eram essencialmente ocupados por homens. Ela ajudou a construir uma das revistas mais importantes dos anos 80/90 bem na época em que as mulheres questionavam o work balance casa/trabalho e Tina traz questionamentos muito relevantes através de sua história, misturando taças de champanhe, glamour e muitas intrigas", pontua.

Acompanhe tudo sobre:Dia Internacional da MulherCEOsLíderesMulheresMulheres executivas

Mais de Pop

‘Não há ninguém como Rita Lee’, diz Roberto de Carvalho em lançamento de álbum póstumo da cantora

Após morte do pai, irmãos encontram 'herança' de 32 milhões de Cruzados; veja o valor atual

Nasa defende teoria de Stephen Hawking sobre o 'fim do mundo'; entenda

48ª Mostra Internacional de Cinema de SP termina com discurso de Coppola e sessões esgotadas