Negócios

Unilever cresce participação em consumo e ameaça Natura

A Natura, tradicional líder no mercado brasileiro de beleza, perdeu espaço no ano passado para rivais como Unilever, Procter & Gamble e O Boticário


	A Unilever, que no ano passado lançou a marca de tratamento de cabelos Tresemmé no país, passou de 10,6% para 11,9% de participação de vendas
 (Pedro Rubens/EXAME.com)

A Unilever, que no ano passado lançou a marca de tratamento de cabelos Tresemmé no país, passou de 10,6% para 11,9% de participação de vendas (Pedro Rubens/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de abril de 2013 às 11h28.

São Paulo - A Natura, tradicional líder no mercado brasileiro de beleza, perdeu espaço no ano passado para rivais como Unilever, Procter & Gamble e O Boticário.

Segundo dados da consultoria Euromonitor, a companhia - que também lidera o mercado de vendas diretas no Brasil - fechou o ano passado com uma participação de 13,4%, um ponto porcentual a menos do que em 2011, quando detinha 14,4%.

Já as rivais Unilever, P&G e O Boticário - que ocupam, respectivamente, a segunda, a terceira e a quarta posições do ranking da consultoria - ganharam mercado em relação ao ano anterior.

A Unilever, que no ano passado lançou a marca de tratamento de cabelos Tresemmé no País, passou de 10,6% para 11,9% de participação, segundo a Euromonitor.

A Procter & Gamble ganhou o,8 ponto porcentual entre 2011 e 2012 e atingiu fatia de 9,2%, um pouco acima da marca O Boticário, cuja participação subiu de 8,1% para 9,1% no mesmo intervalo de tempo (os dados da empresa não incluem outras marcas do grupo, como Eudora e Quem Disse, Berenice?).

Os dados da Euromonitor mostram ainda que outra gigante das vendas porta a porta - a americana Avon - também perdeu participação em 2012. A fatia da empresa no mercado brasileiro de beleza passou de 7,9% em 2011 para 7,1% no ano passado. Segundo o levantamento da consultoria, não houve mudanças de posição entre as demais empresas do “top 10” do mercado de beleza.

Acompanhe tudo sobre:BelezaEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasindustria-de-cosmeticosIndústrias em geralNaturaUnilever

Mais de Negócios

Como o Brasil entrou no top 3 desta gigante suíça que fatura US$ 3 bilhões com skincare e injetáveis

De tabuleiro a parceira com o Japão: a milionária aposta do Ceará em jogos

Pop Mart dispara após aumento de mais de cinco vezes na receita internacional no 3º trimestre

Sem investidores, startup deve faturar milhões com 'remendas' para melhorar a gestão das empresas