Negócios

Trabalhadores da GM entram em greve em São José dos Campos

O vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da cidade, Herbert Claros, explicou que a greve ocorre em repúdio à intenção da empresa de demitir 1,5 mil trabalhadores

Fábrica da GM: por meio da assessoria, a GM disse que não há qualquer decisão sobre cortes nessa unidade e que o assunto será tratado em uma nova reunião (Marcio Fernandes/EXAME)

Fábrica da GM: por meio da assessoria, a GM disse que não há qualquer decisão sobre cortes nessa unidade e que o assunto será tratado em uma nova reunião (Marcio Fernandes/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de fevereiro de 2013 às 19h06.

São Paulo – Trabalhadores da montadora General Motors (GM) em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, entraram em greve na manhã de hoje (16) em protesto contra a ameaça de demissões. A paralisação teve início por volta das 6h e deve durar 24 horas, afetando a fábrica que tem 7,5 mil empregados.

O vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da cidade, Herbert Claros, explicou que a greve ocorre em repúdio à intenção da empresa de demitir 1,5 mil trabalhadores. De acordo com ele, em uma reunião entre a empresa, o sindicato e o Ministério do Trabalho, na última quinta-feira (12), a GM teria anunciado a possibilidade de demissões. “Ela [GM] disse que tem intenções de diminuir postos de trabalhos e falou que seria cerca de 1,5 mil empregados”, disse.

Patrões e empregados divergem sobre o número de grevistas. Segundo o sindicato, apenas 10% do quadro mantém as atividades. Já a montadora informou que metade dos trabalhadores compareceu à fábrica.

Por meio da assessoria de imprensa, a GM disse que não há qualquer decisão sobre cortes nessa unidade e que o assunto será tratado em uma nova reunião com representantes do Ministério do Trabalho, da prefeitura de São José dos Campos, do Sindicato dos Metalúrgicos e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O encontro deve ser marcado para os dias 20 ou 25 de julho.

Antes dessa reunião, entretanto, deve ocorrer um encontro amanhã (17) entre a diretoria do sindicato e o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto de Carvalho.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEmpresasEmpresas americanasGM – General MotorsGrevesMontadorasSão Carlos EmpreendimentosSão José dos CamposShopping centers

Mais de Negócios

Como o Brasil entrou no top 3 desta gigante suíça que fatura US$ 3 bilhões com skincare e injetáveis

De tabuleiro a parceira com o Japão: a milionária aposta do Ceará em jogos

Pop Mart dispara após aumento de mais de cinco vezes na receita internacional no 3º trimestre

Sem investidores, startup deve faturar milhões com 'remendas' para melhorar a gestão das empresas