A Royal Dutch Shell: a Shell e a BG disseram que agora aguardam o aval do Ministério do Comércio da China (Paul Ellis/AFP)
Da Redação
Publicado em 3 de dezembro de 2015 às 08h25.
Melbourne - A Royal Dutch Shell obteve nesta quinta-feira aprovação do conselho para análise de investimentos estrangeiros da Austrália para a aquisição da BG Group, no valor de 70 bilhões de dólares, deixando a China como o último obstáculo regulatório para o acordo.
A aprovação incluiu uma condição incomum desenvolvida para evitar disputas com o Escritório de Tributação Australiano (ATO, na sigla em inglês) com o grupo, em meio à investida da Austrália para reprimir a transferência de lucros e evasão fiscal por multinacionais.
"Aprovei... a proposta da Royal Dutch Shell para adquirir a BG Group, sujeita à condição de que a Shell cumpra um contínuo compromisso de se empenhar com o ATO de uma maneira transparente no que toca a temas tributários com relação à aquisição da BG e à integração da BG nas operações da Shell", disse o ministro das Finanças Scott Morrison em pronunciamento por e-mail.
A Shell e a BG disseram que agora aguardam o aval do Ministério do Comércio da China, acrescentando que o negócio permanece a caminho de ser selado no início de 2016.