Negócios

Ronaldo Fenômeno cria holding para acelerar investimentos em eSports

Craque irá expandir a atuação da Octagon, sua agência de marketing esportivo, e prepara o lançamento de novos negócios focados em tecnologia, big data e games

Ronaldo e seus sócios na Oddz: holding irá focar em novos formatos e tecnologia (Ronaldo/Divulgação)

Ronaldo e seus sócios na Oddz: holding irá focar em novos formatos e tecnologia (Ronaldo/Divulgação)

RC

Rodrigo Caetano

Publicado em 25 de fevereiro de 2021 às 10h09.

Última atualização em 25 de fevereiro de 2021 às 11h58.

Ronaldo Nazário, o Fenômeno, está criando uma holding para acelerar seus investimentos em esportes eletrônicos, também conhecidos como eSports. O craque campeão do mundo pela Seleção Brasileira afirma que a medida é necessária em função da transformação em curso no mundo dos esportes e do entretenimento. Batizada de Oddz, a nova empresa terá outros três sócios e incorporará a Nomad, startup de games criada por Ronaldo, no ano passado, em parceria com a desenvolvedora de jogos eletrônicos Kinship.

O mundo está mais complexo, mas dá para começar com o básico. Veja como, no Manual do Investidor

Segundo Nazário, com o surgimento de novas formas de criação e de comunicação, surgiram muitas oportunidades no universo dos esportes. Mas, é preciso criar estruturas para desenvolver ideias fora do campo de atuação da Octagon, agência de marketing esportivo da qual o ex-jogador é sócio majoritário. “Não se trata apenas da necessidade de assegurar a unidade e o controle, mas de potencializar o crescimento de cada equipe em sua área de atuação, com ainda mais cooperação e coesão entre elas”, afirma o Fenômeno.

Os sócios da Oddz serão Eduardo Baraldi, atual CEO da Octagon na América Latina, Gabriel Lima e Otávio Pereira, que também tiveram passagens pela agência de marketing esportivo. Ronaldo será o presidente do conselho da nova companhia, que terá Lima como conselheiro. Baraldi e Pereira, além de conselheiros, serão co-CEOs, atuando mais no dia a dia da holding e na gestão das empresas que serão criadas sob o guarda-chuva da Oddz. “Nossos planos são extremamente ambiciosos e pensados para fortalecer todo o ecossistema dos mercados que atuaremos”, afirma Pereira. “Mais do que diversificação e geração de receita, é uma questão de deixar nosso legado.”

Craque empresário

Ronaldo vem investindo pesado na sua carreira de empresário. Em 2018, o craque comprou o Real Valladolid, tradicional clube de futebol espanhol, por 141 milhões de reais. Sua trajetória no mundo dos negócios começou em 2010, com a criação da 9ine, agência de marketing esportivo que tinha como sócios o grupo WPP e o empresário Marcos Buaiz.

A empresa foi criada com a intenção de gerenciar a carreira e o patrocínio de atletas. Chegou a ter em seu portfólio o futebolista Neymar e o lutador Anderson Silva. Ronaldo saiu do comando da operação em 2013 e Buaiz, seu sucessor, se voltou mais para o agenciamento de artista. As atividades da 9ine foram encerradas em 2016.

No ano seguinte, Ronaldo comprou a Octagon e retomou seus planos. “Eu acredito no potencial brasileiro e sonho em colocar o marketing esportivo e de entretenimento em outro patamar, apostando em novos setores e formatos”, escreveu o craque em suas redes sociais, na época da aquisição.

De 0 a 10 quanto você recomendaria Exame para um amigo ou parente?

Clicando em um dos números acima e finalizando sua avaliação você nos ajudará a melhorar ainda mais.

 

 

Acompanhe tudo sobre:Esportesestrategias-de-marketingRonaldo

Mais de Negócios

Como o Brasil entrou no top 3 desta gigante suíça que fatura US$ 3 bilhões com skincare e injetáveis

De tabuleiro a parceira com o Japão: a milionária aposta do Ceará em jogos

Pop Mart dispara após aumento de mais de cinco vezes na receita internacional no 3º trimestre

Sem investidores, startup deve faturar milhões com 'remendas' para melhorar a gestão das empresas