Negócios

Petrobras divulga balanço, que deve ter forte receita com petróleo em alta

Mineradora Vale também divulga dados financeiros dos últimos três meses nesta quinta-feira

Sede da Petrobras (PETR3) (Sergio Moraes/Reuters)

Sede da Petrobras (PETR3) (Sergio Moraes/Reuters)

Victor Sena

Victor Sena

Publicado em 28 de outubro de 2021 às 06h00.

Última atualização em 28 de outubro de 2021 às 06h33.

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia

A alta dos combustíveis e do petróleo que tem sido motivo para se falar até em privatização da Petrobras, empresa que o governo Bolsonaro não tinha na lista de empresas "à venda" deve mostrar para a companhia alguma efeito positivo.

A estatal divulga após o fechamento do mercado o balanço financeiro desse terceiro trimestre, quando o barril de petróleo registrou justamente forte valorização.

Nos últimos três meses, o barril do tipo brent teve uma média de valor de 72 dólares. No mesmo período do ano passado, a média foi 42 dólares e no segundo trimestre deste ano foi de 69 dólares. Tudo isso impacta fortemente a geração de receita e de caixa da Petrobras, que é a maior empresa do país.

No segundo trimestre deste ano, a receita foi de 110 bilhões, o EBITDA foi de 61,9 bilhões de reais e o lucro líquido foi de 40,7 bilhões de reais.

O resultado do segundo trimestre foi tão positivo que fez com que a empresa adiantasse o pagamento de dividendos a acionistas.

Como reportado nas últimas semanas, a produção de barris de petróleo neste terceiro trimestre cresceu 1,2% na comparação com o segundo trimestre deste ano, o que deve reforçar ainda mais a perspectiva de uma receita ainda maior. A produção neste trimestre atingiu 2,83 milhões de barris por dia.

Desse total, o que é produzido por poços do pré-sal já representam 71%. Há um ano, essa reprodução era 67%.

Vale

Assim como a Petrobras, a mineradora Vale é uma exportadora de commodities. Como o minério de ferro caiu de valor a partir do início deste segundo semestre, colocando fim à disparada de valor que vinha acontecendo no início do ano, o resultado deste terceiro trimestre, que também será divulgado nesta quinta-feira, deve mostrar dados menos positivos do que segundo trimestre deste ano.

Durante todo o mês de setembro, por exemplo, o minério de ferro ficou na casa do 110 dólares. No trimestre anterior, os valores chegaram a passar dos 200 dólares, principalmente porque as siderúrgicas da China têm encomendado menos minério das mineradoras brasileiras.

No segundo semestre deste ano, a Vale - que tem o maior peso entre as empresas de capital aberto no índice Ibovespa -  teve uma receita de 16,6 bilhões de dólares, um lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado de 11 bilhões de dólares e um lucro líquido de lucro líquido de 7,586 bilhões de dólares.

Esses resultados, na época, já foram acima do esperado devido à alta do minério.

Acompanhe tudo sobre:BalançosExame HojePetrobrasPetróleoVale

Mais de Negócios

Como o Brasil entrou no top 3 desta gigante suíça que fatura US$ 3 bilhões com skincare e injetáveis

De tabuleiro a parceira com o Japão: a milionária aposta do Ceará em jogos

Pop Mart dispara após aumento de mais de cinco vezes na receita internacional no 3º trimestre

Sem investidores, startup deve faturar milhões com 'remendas' para melhorar a gestão das empresas