Negócios

JetBlue realiza primeiro voo semanal entre NY e Havana

A companhia aérea fez o primeiro voo semanal entre as cidades de Nova York e Havana como parte da retomada dos laços entre Cuba e EUA


	Jetblue: rota entre Nova York e Havana é um dos cinco voos semanais da companhia rumo à ilha
 (Bloomberg)

Jetblue: rota entre Nova York e Havana é um dos cinco voos semanais da companhia rumo à ilha (Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2015 às 16h07.

Nova York - A companhia aérea JetBlue realizou nesta sexta-feira o primeiro voo semanal entre as cidades de Nova York e Havana como parte das gestões que estão sendo realizadas nos últimos meses para retomar os laços entre Cuba e Estados Unidos.

Segundo informou em comunicado a companhia aérea, a JetBlue se transforma na primeira companhia grande dos Estados Unidos que inicia essa rota desde que no começo do ano foram flexibilizadas as restrições de viagem entre os dois países.

A JetBlue, com sede em Nova York, já tinha anunciado em 5 de maio sua intenção de conectar a cidade americana com Havana com um voo semanal, a princípio, com bilhetes à venda na agência de viagens Cuban Travel Services (CTS).

"Levando em conta que a JetBlue é a maior companhia aérea dos Estados Unidos operando no Caribe, Cuba terá algum dia um importante papel na rede geral da companhia na região", sustenta a nota oficial sobre esse primeiro voo.

Até agora só existiam voos charter oferecidos por companhias aéreas menores, e com limitado número de pessoas autorizadas, levando em conta as restrições impostas pelos Estados Unidos às viagens a Cuba, que nos últimos meses foram se flexibilizando.

A rota entre Nova York e Havana é um dos cinco voos semanais da companhia rumo à ilha. Os outros funcionam desde os aeroportos de Tampa e Fort Lauderdale-Hollywood, no estado da Flórida.

A empresa anunciou que desde 2011 vem operando voos com Cuba, desde a Flórida, embora agora seja a primeira vez que faz desde Nova York.

A JetBlue tem uma média de 875 voos diários e transporta mais de 32 milhões de passageiros por ano a distintas cidades dos Estados Unidos, do Caribe e da América Latina.

O executivo-chefe da JetBlue, Robin Hayes, foi um dos empresários que acompanhou o governador de Nova York, Andrew Cuomo, na histórica visita de uma missão do estado a Havana que aconteceu em abril.

O primeiro voo entre Nova York e Havana desta companhia foi um Airbus A320, de 150 lugares, que decolou neste meio-dia desde o aeroporto JFK.

Em entrevista à rede "NBC", um dos passageiros, Carlos Infante, disse antes de entrar no avião que a viagem que fazia é uma das coisas das quais vai falar "por anos e anos".

"Não tenho suficientes palavras para expressar o que sinto. É um formoso dia", acrescentou Infante, original de Cuba.

O voo semanal entre Nova York e Havana será realizado todas as sextas-feiras, tanto de ida como de volta. O primeiro coincidiu com celebração hoje nos Estados Unidos do Dia da Independência.

Estados Unidos e Cuba anunciaram em dezembro a intenção de restabelecer os laços diplomáticos entre os dois países, em uma das decisões mais importantes em política externa da Administração de Barack Obama.

Na quarta-feira passada, os dois governos informaram que reabrirão suas respectivas embaixadas em 20 de julho.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCubaEstados Unidos (EUA)JetBluePaíses ricos

Mais de Negócios

Como o Brasil entrou no top 3 desta gigante suíça que fatura US$ 3 bilhões com skincare e injetáveis

De tabuleiro a parceira com o Japão: a milionária aposta do Ceará em jogos

Pop Mart dispara após aumento de mais de cinco vezes na receita internacional no 3º trimestre

Sem investidores, startup deve faturar milhões com 'remendas' para melhorar a gestão das empresas