Negócios

Decisão do TRF não gera impacto financeiro imediato, diz Vale

Mineradora deve cerca de R$ 25 bilhões à Fazenda Nacional

Vale: débitos não terão impacto imediato

Vale: débitos não terão impacto imediato

Daniela Barbosa

Daniela Barbosa

Publicado em 30 de novembro de 2011 às 11h51.

São Paulo - A decisão do Tribunal Regional Federal (TRF), que permite a Fazenda Nacional iniciar o processo de cobrança dos débitos da Vale, no valor de 25 bilhões de reais, não deve gerar nenhum impacto financeiro imediato para a mineradora.

Em nota, a companhia esclareceu que os débitos relativos a esse assunto são objeto de autos de infração e, atualmente, discutidos na esfera administrativa, nos quais foram proferidas decisões recentes favoráveis à Vale.

A Vale terá um prazo para o pagamento espontâneo do débito. Se não fizer o pagamento, a Fazenda Nacional poderá inscrever o débito na Dívida Ativa e dar início ao processo de cobrança judicial.

Segundo Agostinho do Nascimento Netto, Procurador Regional da Fazenda Nacional, a decisão do TRF representou uma grande derrota para a Vale e uma vitória para a Fazenda Nacional.

"Qualquer recurso que a Vale venha a ajuizar a partir de agora não tem efeito suspensivo da cobrança", disse Netto à Agência Estado, na última terça-feira.

 

Acompanhe tudo sobre:Dívidas empresariaisEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasIndústriaJustiçaMineraçãoSiderúrgicasVale

Mais de Negócios

Essa startup usa IA para saber se o cliente dentro da loja está feliz — e disposto a comprar mais

Mercado de arte deve ter segundo ano seguido de queda, diz relatório

Esta holding fundada em Manaus projeta faturar meio bilhão de reais em 2025

Companhia aérea testa sinal sonoro para evitar fura-filas em embarques