Negócios

Caterpillar vê aumento de 10% no mercado chinês de equipamentos

Empresa também espera que a moeda chinesa, o iuane, se valorize em relação ao dólar, apostando em um crescimento significativo do país

A Caterpillar espera que o PIB da China se mantenha em uma taxa de crescimento de 8,5% e 9% em 2012 (Arquivo/Getty Images)

A Caterpillar espera que o PIB da China se mantenha em uma taxa de crescimento de 8,5% e 9% em 2012 (Arquivo/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2012 às 11h02.

Hong Kong - A Caterpillar Inc, maior fabricante de equipamentos pesados do mundo, estima que o mercado de equipamentos de construção na China cresça 10 por cento em 2012 e que o iuane se valorize em relação ao dólar.

A China, o maior mercado da empresa norte-americana, continuaria a crescer a uma taxa "razoavelmente significativa" no futuro próximo, disse o presidente do grupo, Richard Lavin, antes do Fórum Financeiro Asiático 2012, que ocorrerá em Hong Kong em 16 e 17 de janeiro.

"Em relação ao nosso futuro na China, estamos otimistas", disse Lavin ao Conselho de Desenvolvimento Comercial de Hong Kong, organizador do Fórum Financeiro Asiático, em uma entrevista nos Estados Unidos.

O crescimento da indústria de equipamentos de construção era esperado para ser de 10 por cento em 2012 em relação a 2011, disse.

Na China, a Caterpillar é um entre vários fabricantes de maquinário pesado em busca de crescimento rápido, com investimentos em uma série de projetos, de residenciais a desenvolvimento de infraestrutura.

As vendas do mercado de maquinário de construção da China totalizaram 435 bilhões de iuanes em 2010 e a estimativa era de um crescimento de 15 por cento em 2011, disse Julian Bu, analista do Jefferies.

No entanto, espera-se que o investimento da China em ativos fixos diminua em 2012 o que poderia afetar o crescimento das vendas de maquinário de construção, disse.

"Esperamos que as vendas possam cair cerca de 15 por cento e de volta aos níveis de 2010", disse Bu.

Lavin advertiu em novembro que poderia haver excesso de capacidade na China em 2012 e 2013 e que a companhia esperava ver pressão nos preços.


A Caterpillar espera que o produto interno bruto (PIB) da China se mantenha em uma taxa de crescimento de 8,5 por cento e 9 por cento em 2012 e que o crescimento da indústria ocorra em linha com o do PIB.

A estimativa da Caterpillar está em linha com a da Academia Chinesa de Ciências Sociais, que estima crescimento do PIB de 8,9 por cento em 2012 ante os estimados 9,2 por cento em 2011.

A empresa norte-americana também vê oportunidades na indústria de mineração chinesa e fez uma oferta em novembro para comprar a ERA Mining Machinery Ltd por cerca de 885 milhões de dólares, para fortalecer o seu negócio de mineração.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCaterpillarChinaConstrução civilCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEmpresasEmpresas americanasIndicadores econômicosIndústriaIndústrias em geralPIB

Mais de Negócios

Como o Brasil entrou no top 3 desta gigante suíça que fatura US$ 3 bilhões com skincare e injetáveis

De tabuleiro a parceira com o Japão: a milionária aposta do Ceará em jogos

Pop Mart dispara após aumento de mais de cinco vezes na receita internacional no 3º trimestre

Sem investidores, startup deve faturar milhões com 'remendas' para melhorar a gestão das empresas