Negócios

Alitalia vai conversar com russa Aeroflot sobre aliança

Companhia está em busca de parceiros alternativos e o ministro italiano Maurizio Lupi afirmou que governo vai considerar outras empresas além da Air France


	Funcionária da companhia aérea Alitalia passa por uma máquina de check-in automático no aeroporto de Fiumicino, em Roma
 (Tony Gentile/Reuters)

Funcionária da companhia aérea Alitalia passa por uma máquina de check-in automático no aeroporto de Fiumicino, em Roma (Tony Gentile/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de novembro de 2013 às 09h58.

ilão - Representantes da Alitalia vão viajar para Moscou na próxima semana para sondar a Aeroflot sobre uma aliança, de acordo com uma pessoa próxima à companhia italiana. A fonte confirmou notícias da imprensa local sobre a visita, mas não forneceu mais detalhes.

A Alitalia está em busca de parceiros alternativos e o ministro de Transportes da Itália, Maurizio Lupi, afirmou que o governo vai considerar outras empresas além da Air France-KLM, que possui 25% do controle da companhia.

A empresa de correios italiana, a Poste Italiane, concordou em participar de um aumento de capital de 300 milhões de euros (US$ 404,5 milhões), caso necessário, segundo informações do governo. Alguns acionistas da Alitalia já se comprometeram em ajudar a empresa, mas se ela não conseguir obter os recursos poderá entrar em concordata.

A Air France-KLM reduziu o valor de sua fatia na Alitalia e pediu mudanças, incluindo a redução da quantidade de voos de média distância da empresa italiana e a reestruturação de mais de 800 milhões de euros em dívida. O governo da Itália teme que a companhia se torne pouco mais que um alimentador dos centros de operação da Air France-KLM em Paris e Amsterdã.

O governo vendeu a Alitalia há cinco anos, mas ainda considera a empresa um ativo nacional estratégico. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:AlitaliaAviaçãocompanhias-aereasEmpresasEmpresas italianasParcerias empresariaisSetor de transporte

Mais de Negócios

Como o Brasil entrou no top 3 desta gigante suíça que fatura US$ 3 bilhões com skincare e injetáveis

De tabuleiro a parceira com o Japão: a milionária aposta do Ceará em jogos

Pop Mart dispara após aumento de mais de cinco vezes na receita internacional no 3º trimestre

Sem investidores, startup deve faturar milhões com 'remendas' para melhorar a gestão das empresas