A imprensa americana afirmou que o desfile em Washington iria custar cerca de os US$ 92 milhões (Leah Millis/Reuters)
EFE
Publicado em 17 de agosto de 2018 às 11h11.
Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira que viajará a Paris em 11 de novembro para comemorar o armistício da Primeira Guerra Mundial de 1918.
....attend the big parade already scheduled at Andrews Air Force Base on a different date, & go to the Paris parade, celebrating the end of the War, on November 11th. Maybe we will do something next year in D.C. when the cost comes WAY DOWN. Now we can buy some more jet fighters!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) August 17, 2018
"Irei ao desfile de Paris de celebração do fim da Guerra, em 11 de novembro", afirmou Trump em sua conta do Twitter.
O líder afirmou, além disso, que havia "cancelado" o desfile militar em Washington que estava previsto para essa mesma data em novembro, coincidindo com o Dia dos Veteranos nos EUA, devido aos custos excessivamente elevados colocados pelas autoridades da cidade.
"Talvez façamos algo no próximo ano quando a conta for bem mais baixa", acrescentou.
A decisão de adiá-lo foi anunciada no mesmo próprio dia em que foi vazado aos veículos de imprensa que o custo do desfile superava os US$ 92 milhões, mais do que o que havia sido orçamentado inicialmente.
Trump pediu em fevereiro ao Pentágono que o organizasse depois de ficar maravilhado no ano passado, em Paris, com o desfile militar de 4 de julho, Dia da Bastilha.
Os Estados Unidos não organizaram um desfile militar a grande escala desde junho de 1991, depois de ganhar a primeira Guerra do Golfo e com o republicano George H. W. Bush na Casa Branca.