Carros da Toyota: os veículos híbridos representaram 14% das vendas de carros no mundo em 2012, uma proporção que alcançou 40% no mercado japonês (Justin Sullivan/AFP)
Da Redação
Publicado em 17 de abril de 2013 às 10h10.
Tóquio - A Toyota anunciou nesta quarta-feira que vendeu mais de um milhão de carros híbridos apenas no ano de 2012, um objetivo alcançado pela primeira vez.
A montadora japonesa anunciou que vendeu 1,219 milhão de veículos híbridos (que funcionam com gasolina e energia elétrica), em parte graças ao sucesso mundial do Prius e ao êxito no Japão de seu novo modelo, o Aqua ("Prius c" na América do Norte).
A empresa explicou que os veículos híbridos representaram 14% das vendas de carros no mundo em 2012, uma proporção que alcançou 40% no mercado japonês, onde estes automóveis ganharam força aos poucos e foram beneficiados pelos subsídios públicos para a compra.
Os modelos híbridos têm um motor clássico que funciona com gasolina, mas contam ainda com um motor elétrico, alimentado por uma bateria, o que permite reduzir o consumo de combustível.
Desde o lançamento em 1997 do primeiro modelo do Prius, a Toyota vendeu 5,125 milhões de veículos híbridos.