Mundo

Rússia suspenderá fornecimento de eletricidade à Finlândia

O anúncio acontece dias após líderes finlandeses sinalizarem apoio à entrada do país na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, participa de evento internacional sobre energia em Moscou (Sputnik/Mikhail Metzel/Pool/Reuters)

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, participa de evento internacional sobre energia em Moscou (Sputnik/Mikhail Metzel/Pool/Reuters)

share
EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 13 de maio de 2022 às 15h51.

A Rússia suspenderá o fornecimento de eletricidade à Finlândia por falta de pagamento a partir de amanhã, informou a RAO Nordic subsidiária da empresa russa Inter RAO. O anúncio acontece dias após líderes finlandeses sinalizarem apoio à entrada do país na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Segundo a Fingrid, operadora do sistema nacional de transmissão, o suprimento de eletricidade na Finlândia não está sob ameaça, uma vez que as importações russas representam cerca de 10% do consumo total no país.

LEIA TAMBÉM: Membro da Otan, Turquia se opõe à entrada de Suécia e Finlândia

"A falta de importação de eletricidade da Rússia será compensada importando mais eletricidade da Suécia e gerando mais eletricidade na Finlândia",garantiu o vice-presidente sênior de operações do sistema de energia da Fingrid, Reima Päivinen.

O processo de adesão da Finlândia à Otan não foi citado como motivo para a suspensão, mas a Rússia ameaçou tomar medidas retaliatórias de naturezas militar e política. A Suécia também indicou que deve solicitar entrada na aliança. As medidas rompem com décadas de neutralidade das nações nórdicas, em meio aos efeitos da invasão russa da Ucrânia.

Acompanhe tudo sobre:Energia elétricaEuropaFinlândiaRússia

Mais de Mundo

Venezuela perseguirá 'traidores da pátria' após prisão de 'czar do petróleo', diz ministro

Maduro comparece de surpresa à cúpula dos Brics na Rússia para pressionar por entrada no bloco

Israel confirma que 'eliminou' possível sucessor de Nasrallah na liderança do Hezbollah

Ataque de guerrilha e 3 civis mortos em locais próximos à sede da COP16 na Colômbia