Mundo

Prefeitura de SP exagera impacto econômico da Copa

Reportagem da Folha de S.Paulo mostra que a Prefeitura de São Paulo inflou as projeções de benefícios econômicos da Copa para justificar o Itaquerão

O "Itaquerão" tem inauguração prevista para antes de 2013

O "Itaquerão" tem inauguração prevista para antes de 2013

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 20 de novembro de 2011 às 10h17.

São Paulo — A Prefeitura de São Paulo usou previsões exageradas do impacto econômico da Copa para justificar o investimento de 410 milhões de reais no estádio do Corinthians, o Itaquerão. É o que aponta uma reportagem publicada hoje pela Folha de S.Paulo.

Segundo o jornal, o valor gasto por visitante estrangeiro com hospedagem, por exemplo, foi estimado em 6.500 reais. Esse número está num relatório da empresa de consultoria Accenture feito sob encomenda da construtora Odebrecht, que ergue o Itaquerão. Dados do relatório foram citados pelo prefeito Gilberto Kassab.

A estimativa teria vindo do Ministério do Esporte que, por sua vez, a obteve de outra consultoria, a Value Partners. Segundo a Folha, esse estudo está sendo questionada pelo Tribunal de Contas da União. O Ministério do Turismo calcula que o gasto real por turista estrangeiro deve ficar em 2.000 reais, menos de um terço da previsão usada por Kassab.

Acompanhe tudo sobre:Accenturecidades-brasileirasCopa do MundoEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaEsportesFutebolGilberto KassabMetrópoles globaisMinistério do EsporteMinistério do TurismoPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPrefeitossao-paulo

Mais de Mundo

Partido Liberal Democrata do Japão deve perder maioria parlamentar, segundo projeção da "NHK"

Natal, medo e isolamento internacional: a Venezuela três meses após eleições

Nobel da Paz Narges Mohammadi é hospitalizada após semanas sem tratamento médico

'Talvez seja meu último voto', diz Mujica sobre as eleições no Uruguai