Mundo

Paraguai: coalizão de Lugo tenta participar das eleições

A solicitação foi feita à Justiça Eleitoral, que tem até março para responder


	O ex-presidente paraguaio Fernando Lugo: ex-presidente, de 61 anos, apesar de ter sofrido o impeachment, não poderá buscar sua reeleição
 (©AFP / Norberto Duarte)

O ex-presidente paraguaio Fernando Lugo: ex-presidente, de 61 anos, apesar de ter sofrido o impeachment, não poderá buscar sua reeleição (©AFP / Norberto Duarte)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de outubro de 2012 às 21h53.

Assunção - O ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo, destituído do cargo em junho pelo Senado do país, pediu autorização para que a coalizão Frente Guasú apresente candidatos nas eleições marcadas para abril do ano que vem. A solicitação foi feita à Justiça Eleitoral, que tem até março para responder.

A Frente Guasú (Frente Grande, em guarani), liderada por Lugo, é uma coalizão formada por cerca de dez partidos políticos, organizações sociais e camponesas, e sindicatos. O ex-presidente não deu declarações ao sair do edifício da Justiça Eleitoral, mas ontem, em entrevista à TV pública da Argentina, disse que espera eleger 45 deputados.

Lugo, de 61 anos, apesar de ter sofrido o impeachment, não poderá buscar sua reeleição, porque a Constituição do país não a admite. Federico Franco, seu vice-presidente na época, assumiu a presidência e deverá completar o mandato até 15 agosto de 2013.

As informações são da Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaFernando LugoImpeachmentParaguaiPolíticos

Mais de Mundo

Líderes do G7 anunciam acordo sobre empréstimo de US$ 50 bi à Ucrânia

Aeroporto Internacional do Irã é fechado após ataques de Israel

Israel faz ataque aéreo na capital do Irã; explosões são reportadas também na Síria

Líder da oposição é encontrado morto na Venezuela; partido acusa regime de Maduro