Mundo

Morre último protagonista de atentado contra Hitler

O ex-oficial Von Kleist faleceu na sexta-feira passada, segundo jornal, aos 90 anos

Ewald Heinrich von Kleist (D) ao lado do ministro da Defesa da Alemanha, Karl-Thedor zu Guttenberg, em julho de 2010 (AFP / Rainer Jensen)

Ewald Heinrich von Kleist (D) ao lado do ministro da Defesa da Alemanha, Karl-Thedor zu Guttenberg, em julho de 2010 (AFP / Rainer Jensen)

share
DR

Da Redação

Publicado em 13 de março de 2013 às 07h43.

Berlim - Ewald Heinrich von Kleist, o último protagonista sobrevivente do atentado frustrado contra contra Adolf Hitler em 1944, cometido por oficiais da Wehrmacht em Rastenburg (na atual Polônia), morreu aos 90 anos, informa o jornal Die Welt.

Von Kleist faleceu na sexta-feira passada, segundo o jornal, que cita parentes do ex-oficial.

Em 20 de julho de 1944, oficiais da Wehrmacht, incluindo o carismático conde Claus Schenk von Stauffenberg, à frente de uma rede com contatos na resistência civil, integrada por políticos conservadores e de esquerda, tentaram eliminar Hitler em Rastenburg, na Prússia Oriental, para tentar derrubar o regime nazista.

Von Kleist havia sido recrutado pessoalmente por Von Stauffenberg para cometer o atentado, o mais espetacular de todos os executados contra o Führer, que sobreviveu a todos os ataques.

Hitler ficou ferido na explosão e os principais autores do atentado planejado por von Stauffenberg, o general Friedrich Olbricht, o coronel Albrecht Ritter Mertz von Quirnheim e o tenente Werner von Haeften, foram detidos pouco depois e executados.

Ewald-Heinrich von Kleist foi detido no Endlerblock de Berlim, o edifício no qual foi planejado o atentando e que atualmente é um anexo do ministério da Defesa, antes de ser enviado ao campo de concentração de Ravensbrück, na Alemanha.

Acompanhe tudo sobre:adolf-hitlerCriminosos de guerraGuerrasMortesPolíticos

Mais de Mundo

Aeroporto da Nova Zelândia impõe limite de 3 minutos para abraços de despedida

Eleições EUA 2024: Kamala considera Trump um fascista 'cada vez mais desequilibrado'

Paralisados desde setembro, trabalhadores da Boeing rejeitam acordo e prorrogam greve, diz sindicato

Mais de um milhão de pessoas fogem do leste da Índia antes da chegada de ciclone Dana