Mundo

Índia testa com sucesso um míssil naval nuclear

Dhanush tem alcance de 350 quilômetros e capacidade para levar uma ogiva nuclear de meia tonelada


	A Índia mantém há anos uma corrida armamentista com a potência rival vizinha, o Paquistão, que também possui armas nucleares
 (Wikimedia Commons)

A Índia mantém há anos uma corrida armamentista com a potência rival vizinha, o Paquistão, que também possui armas nucleares (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de outubro de 2012 às 08h00.

Nova Délhi - A Índia testou com sucesso nesta sexta-feira o míssil naval nuclear Dhanush, que tem alcance de 350 quilômetros e capacidade para levar uma ogiva nuclear de meia tonelada, neste que foi o seu segundo teste de projéteis atômicos em 48 horas.

O míssil foi lançado desde um navio no Golfo de Bengala, em algum ponto entre as localidades de Puri e Visakhapatnam, no leste da Índia, de acordo com fontes oficiais citadas pela imprensa local.

"O teste teve êxito", explicou o porta-voz da Organização Indiana para Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (DRDO), Ravi Kumar Gupta.

O teste aconteceu apenas um dia depois de a organização ter lançado o míssil nuclear de terra Prithvi II, com alcance e capacidade similares.

O Prithvi ('terra', em sânscrito) é o primeiro míssil balístico indiano de construção nacional e um dos cinco modelos desenvolvidos pela DRDO em seu programa de construção de 'projéteis guiados'.

A Índia mantém há anos uma corrida armamentista com a potência rival vizinha, o Paquistão, que também possui armas nucleares, embora também acompanhe de perto a evolução militar chinesa.

Acompanhe tudo sobre:ArmasÁsiaEnergiaEnergia nuclearÍndiaInfraestrutura

Mais de Mundo

Parlamento de Israel aprova lei que bane agência da ONU para palestinos

China reforça controle sobre minerais raros essenciais para fabricação de chips de computador

EXAME terá pesquisas exclusivas nos estados decisivos para a eleição dos EUA

EXCLUSIVO: Trump tem 48% e Kamala, 47% em Nevada, diz pesquisa EXAME/Ideia