Mundo

Igreja da Inglaterra pode nomear 1º bispo gay

Jeffrey John possui uma união civil com o reverendo Grant Holmes


	Padre na Catedral de Westminster, em Londres: nomeação se tornou possível após reforma, que permitiu a ordenação de bispos e prelados anglicanos homossexuais
 (Dan Kitwood/Getty Images)

Padre na Catedral de Westminster, em Londres: nomeação se tornou possível após reforma, que permitiu a ordenação de bispos e prelados anglicanos homossexuais (Dan Kitwood/Getty Images)

share
DR

Da Redação

Publicado em 9 de dezembro de 2013 às 17h11.

Londres - A Igreja da Inglaterra pode nomear pela primeira vez em sua história um bispo gay. O religioso em questão trata-se de Jeffrey John, decano de Saint Albans, que poderá em breve comandar a diocese de Exeter. O seu nome faz parte de uma lista de candidatos para ocupar o cargo.

A nomeação se tornou possível após a reforma aprovada em janeiro passado, que permitiu a ordenação de bispos e prelados anglicanos homossexuais -- mesmo aqueles que contraíram uma união civil --, mas desde que eles cumpram a obrigação da abstinência sexual e se arrependam das atividades do passado.

Jeffrey se uniu civilmente a outro religioso, o reverendo Grant Holmes, e há tempos tenta chegar ao episcopado, mas sempre enfrentou resistência dos membros mais conservadores do clero.

Acompanhe tudo sobre:GaysInglaterraLGBTPaíses ricosPreconceitosReligião

Mais de Mundo

Catar diz que retomou contato com Hamas após assassinato de líder do grupo

No Brics, Mauro Vieira diz que não haverá paz sem Estado palestino independente

Xi pede cessar-fogo em Gaza e insiste para que guerra no Líbano não seja propagada

Guterres pede paz na Faixa de Gaza, no Líbano e na Ucrânia durante cúpula do Brics