Mundo

Fórum Latino-Americano de Economia Verde abre com pedido de sustentabilidade com urgência

Evento é realizado na cidade de São Paulo e recebeu representantes de vários países

Miguel Ángel Oliver, presidente da EFE, com Esteban Valenzuela, ministro da Agricultura do Chile, durante o fórum  (Isaac Fontana/EFE)

Miguel Ángel Oliver, presidente da EFE, com Esteban Valenzuela, ministro da Agricultura do Chile, durante o fórum (Isaac Fontana/EFE)

share
EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 1 de outubro de 2024 às 21h07.

Última atualização em 7 de outubro de 2024 às 17h49.

O 2º Fórum Latino-Americano de Economia Verde teve início nesta terça-feira, 1º, na cidade de São Paulo, para discutir os efeitos da crise climática, cada vez mais visíveis na região, e com um apelo por ações urgentes em prol da sustentabilidade.

Entre esta terça-feira e amanhã, representantes de organizações internacionais, autoridades regionais e especialistas em meio ambiente abordarão os desafios enfrentados pela América Latina na redução das emissões de carbono e as oportunidades de investimento sustentável.

O presidente da Agência EFE, Miguel Ángel Oliver, advertiu, na abertura do evento, que a América Latina é uma "região-chave" para a sustentabilidade de um planeta cada vez mais assolado por desastres naturais.

"O futuro está em jogo, não apenas para a humanidade, mas também para o grande patrimônio" da Terra, alertou Oliver.

Gustavo Sperandio, representante regional da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), comentou que a história da humanidade está vivendo "um momento crucial", no qual a sustentabilidade "é um imperativo para o desenvolvimento econômico e social".

"É fundamental que unamos forças com os governos, o setor privado e a sociedade civil para construir um modelo econômico que respeite os limites do planeta e promova o bem-estar de todos", opinou.

O fórum realizou sua primeira edição em 2023 e cresce neste ano, com dois dias de discussões, discursos de autoridades e seis painéis de debates temáticos.

O primeiro dia contou com a participação do ministro da Agricultura do Chile, Esteban Valenzuela, que falou sobre os esforços que seu país está fazendo para promover a produção agrícola sustentável do ponto de vista ambiental, social e econômico.

As discussões neste primeiro dia têm como foco o desenvolvimento sustentável nas cidades amazônicas e a gestão de recursos hídricos.

O fórum é patrocinado pela ApexBrasil e pela Norte Energia, operadora de Belo Monte, a quinta maior usina hidrelétrica do mundo, com o apoio da Vivo e da Câmara Espanhola de Comércio no Brasil.

Acompanhe tudo sobre:Energia renovável

Mais de Mundo

Trump ultrapassa Kamala em modelos de projeção de vitória e ganha força na campanha

Papel de Musk em campanha de Trump traz questões sobre sua influência em eventual futuro governo

Israel bombardeia base da unidade naval do Hezbollah em Beirute

Modi diz a Putin que Índia apoia solução pacífica para conflito na Ucrânia