Um herdeiro da quarta geração da família dona dos aviões Dassault não conseguiu um bom desempenho no segundo turno das eleições legislativas francesas e acabou perdendo um assento que foi ocupado pela família durante mais de meio século. As informações são da Bloomberg.
-
1/10
De acordo com os primeiros números, o vencedor do pleito foi a aliança Nova Frente Popular (NFP), formada pelos quatro maiores partidos da esquerda francesa, seguida da coalizão de centro-direita
(De acordo com os primeiros números, o vencedor do pleito foi a aliança Nova Frente Popular (NFP), formada pelos quatro maiores partidos da esquerda francesa, seguida da coalizão de centro-direita)
-
2/10
Apoiadores da aliança Nova Frente Popular (NFP) comemoram números iniciais que indicam a vitória da esquerda nas eleições
(Apoiadores da aliança Nova Frente Popular (NFP) comemoram números iniciais que indicam a vitória da esquerda nas eleições)
-
3/10
Segundo turno das eleições legislativas ficou marcado por um recorde de participação, sendo o maior índice desde 1981
(Segundo turno das eleições legislativas ficou marcado por um recorde de participação, sendo o maior índice desde 1981)
-
4/10
As primeiras projeções mostram que uma ampla coalizão de esquerda estava liderando uma apertada eleição legislativa francesa, à frente tanto dos centristas do Presidente quanto da extrema direita, sem que nenhum grupo tivesse conquistado a maioria absoluta
(As primeiras projeções mostram que uma ampla coalizão de esquerda estava liderando uma apertada eleição legislativa francesa, à frente tanto dos centristas do Presidente quanto da extrema direita, sem que nenhum grupo tivesse conquistado a maioria absoluta)
-
5/10
Manifestantes em Nantes levantavam placas contrárias às propostas da extrema-direita
(Manifestantes em Nantes levantavam placas contrárias às propostas da extrema-direita)
-
6/10
Em Nantes, manifestante levanta a placa: Racismo não é opinião, é ofensa
(Em Nantes, manifestante levanta a placa: Racismo não é opinião, é ofensa)
-
7/10
Participantes reagem enquanto ouvem o anúncio dos resultados projetados do segundo turno das decisivas eleições legislativas da França durante um comício em Nantes, oeste da França
(Participantes reagem enquanto ouvem o anúncio dos resultados projetados do segundo turno das decisivas eleições legislativas da França durante um comício em Nantes, oeste da França)
-
8/10
A estimativa da IFOP para a emissora TF1 é de que a Nova Frente Popular poderia ganhar 180-215 assentos no parlamento no segundo turno de votação, enquanto uma pesquisa Ipsos para a France TV projetou 172-215 assentos para o bloco de esquerda
(A estimativa da IFOP para a emissora TF1 é de que a Nova Frente Popular poderia ganhar 180-215 assentos no parlamento no segundo turno de votação, enquanto uma pesquisa Ipsos para a France TV projetou 172-215 assentos para o bloco de esquerda)
-
9/10
Um homem entra em uma cabine de votação para votar no segundo turno das eleições legislativas da França em um local de votação em Le Touquet, norte da França, em 7 de julho de 2024. A França vota nas eleições legislativas em 7 de julho de 2024, que serão decisivas para determinar seu futuro político e podem ver a extrema direita se tornar o maior partido no parlamento pela primeira vez
(Um homem entra em uma cabine de votação para votar no segundo turno das eleições legislativas da França em um local de votação em Le Touquet, norte da França, em 7 de julho de 2024. A França vota nas eleições legislativas em 7 de julho de 2024, que serão decisivas para determinar seu futuro político e podem ver a extrema direita se tornar o maior partido no parlamento pela primeira vez. (Foto de MOHAMMED BADRA / POOL / AFP))
-
10/10
O presidente da França, Emmanuel Macron (à direita), acompanhado por sua esposa Brigitte Macron (no centro), deposita seu voto no segundo turno das eleições legislativas da França em um local de votação em Le Touquet, norte da França, em 7 de julho de 2024
(O presidente da França, Emmanuel Macron (à direita), acompanhado por sua esposa Brigitte Macron (no centro), deposita seu voto no segundo turno das eleições legislativas da França em um local de votação em Le Touquet, norte da França, em 7 de julho de 2024)
Victor Habert-Dassault, 31, foi derrotado no domingo por um oponente de extrema-direita em um distrito eleitoral predominantemente rural no departamento de Oise, ao norte de Paris, que ele representou nos últimos três anos. Advogado de formação, é o segundo dos cinco filhos de Marie-Helene Habert-Dassault, descendente de uma das dinastias mais ricas da Europa.
A derrota de Habert-Dassault para Claire Marais-Beuil, candidata de Marine Le Pen, põe fim - pelo menos temporariamente - a uma herança política que remonta pelo menos a 1958. Foi quando o seu bisavô, Marcel Dassault, o fundador da empresa da família, conquistou pela primeira vez uma vaga na Assembleia. Ele o manteve por quase três décadas até sua morte em 1986, aos 94 anos.
Nas últimas décadas, o papel da família Dassault na política ajudou a reforçar o seu poder e influência, que estão enraizados nas participações da Dassault Systemes SE e da Dassault Aviation SA – duas empresas com profundos laços militares e industriais com França. O clã também possui o importante jornal Le Figaro, um portfólio imobiliário, vinhedos e uma casa de leilões de arte.
A derrota de Habert-Dassault ocorreu depois que ele foi eleito duas vezes para a Assembleia Nacional pelo distrito de Oise - ele substituiu seu tio, Olivier, que morreu em um acidente de helicóptero em 2021. Olivier era o filho mais velho de Serge Dassault e estava na Assembleia desde 1988, ficando fora do Parlamento apenas por um período de cinco anos entre 1997 e 2002.
A família Dassault tem um patrimônio de cerca de US$ 26 bilhões, de acordo com o Bloomberg Billionaires Index. O seu maior ativo é uma participação de 40% na Dassault Systemes, uma empresa desenvolvedora de software para designs 3D com um valor de mercado de 48 bilhões de euros (US$ 52 bilhões). A Dassault Aviation também cresceu depois de obter uma série de contratos de exportação bem-sucedidos para aviões militares Rafale.