Donald Trump vota na Flórida e afirma estar confiante em sua vitória (AFP)
Redatora
Publicado em 5 de novembro de 2024 às 15h27.
Última atualização em 5 de novembro de 2024 às 15h52.
O candidato republicano e ex-presidente Donald Trump votou acompanhado de sua esposa, Melania Trump, em uma seção eleitoral de West Palm Beach, na Flórida, na tarde desta terça-feira, 5.
“Estou muito confiante na vitória”, disse Trump a jornalistas, em meio a uma das eleições mais disputadas dos Estados Unidos. A atual vice-presidente e também candidata democrata, Kamala Harris, enviou seu voto por correio, segundo declaração dada no domingo.
Trump ainda afirmou que será “o primeiro a reconhecer” os resultados da eleição, desde que ela seja "justa". O republicano também comentou que não orientará seus apoiadores a evitar a violência caso ele perca, pois eles “não são pessoas violentas”.
De acordo com Trump, até o momento, os republicanos estão ganhando a corrida eleitoral. Além disso, ele declarou aos repórteres que se sentiu “muito honrado” ao ver que as filas estão longas, principalmente em sua seção, que fica a poucos minutos de seu clube e residência em Mar-a-Lago.
Os Estados Unidos vão às urnas nesta terça-feira, 5, para eleger seu novo presidente, em uma das disputas mais apertadas da história recente. Praticamente todas as pesquisas colocam Kamala Harris e Donald Trump em situação de empate técnico.
As urnas abrem a partir das 7h em Brasília e fecham a partir das 20h. Os primeiros números devem ser conhecidos na noite de terça, mas a expectativa geral é que o resultado final demore mais de um dia para ser conhecido.
A EXAME terá um live blog e uma página com o resultado da apuração, atualizados conforme os dados forem sendo divulgados.
Além disso, haverá lives diárias para comentar os resultados. Uma delas será feita às 21h desta terça e outra está marcada para as 9h de quarta-feira. Acompanhe pelo YouTube da Exame.