Mundo

Donald Trump afirma, nos EUA, que banir TikTok poderá empoderar Meta e gerar outro risco

Apesar da defesa da plataforma de vídeos, o ex-presidente também manifestou sua preocupação sobre ameaça da rede social chinesa à segurança nacional e privacidade de dados

Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos (ANGELA WEISS /AFP)

Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos (ANGELA WEISS /AFP)

share
Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 11 de março de 2024 às 13h25.

Ex-presidente dos Estados Unidos e provável candidato republicano às eleições deste ano, Donald Trump criticou a proposta de banir o TikTok de todos os dispositivos do país, em entrevista à CNBC. "Sem o TikTok, você pode tornar o Facebook ainda maior e considero o Facebook como um inimigo das pessoas", afirmou.

O ex-presidente destacou que "há muitas pessoas apaixonadas pelo TikTok" e que a retirada da rede social chinesa beneficiaria principalmente a Meta, controladora do Facebook.

"Não quero dobrar o tamanho do Facebook, que será o maior beneficiado da restrição ao TikTok. Acho que o Facebook tem sido muito ruim para o nosso país, especialmente envolvendo eleições", pontuou.

Entretanto, Trump reconheceu suas preocupações sobre ameaça da rede social chinesa à segurança nacional e privacidade de dados, afirmando que "poderia ter banido o TikTok" durante a sua presidência, mas optou por deixar o Congresso americano conduzir uma pesquisa prévia sobre o assunto por ser "uma decisão difícil de tomar". "Há muito bem, e também muito mal na plataforma", ponderou o ex-presidente.

De acordo com ele, concorrentes americanos como o Facebook representam o mesmo problema em relação aos dados, por também conduzirem negócios com a China, tornando-os suscetíveis a pedidos do governo chinês. "E isso é um problema de segurança nacional", afirmou Trump.

Atualmente, a Câmara dos Representantes se prepara para votar um projeto de lei que poderia banir o TikTok nos EUA, após o texto ter recebido o aval do Comitê de Energia e Comércio da Câmara.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpTikTokMeta

Mais de Mundo

Venezuela perseguirá 'traidores da pátria' após prisão de 'czar do petróleo', diz ministro

Maduro comparece de surpresa à cúpula dos Brics na Rússia para pressionar por entrada no bloco

Israel confirma que 'eliminou' possível sucessor de Nasrallah na liderança do Hezbollah

Ataque de guerrilha e 3 civis mortos em locais próximos à sede da COP16 na Colômbia