Mundo

Congresso argentino aprova expropriação da petroleira YPF

A norma promovida pelo governo foi aprovada com 207 votos a favor, 32 contra e 6 abstenções

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que tem reforçado o controle estatal na economia, irritou a Espanha e outros parceiros comerciais europeus (Cristina Arias/Getty Images)

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que tem reforçado o controle estatal na economia, irritou a Espanha e outros parceiros comerciais europeus (Cristina Arias/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de maio de 2012 às 22h00.

Buenos Aires - A Câmara dos Deputados da Argentina aprovou na noite desta quinta-feira o projeto de lei que autoriza a expropriação da participação de 51 por cento da petroleira YPF que está nas mãos da petrolífera espanhola Repsol.

A norma promovida pelo governo foi aprovada com 207 votos a favor, 32 contra e 6 abstenções. O Senado já havia dado aprovação preliminar por ampla maioria no fim de abril.

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que tem reforçado o controle estatal na economia, irritou a Espanha e outros parceiros comerciais europeus no mês passado quando revelou o plano de expropriação da YPF, a maior empresa de energia do país.

Mas a decisão de Cristina de devolver a YPF para as mãos do Estado após a sua privatização na década de 1990 foi aplaudida pelos argentinos, que culpam essas políticas de livre mercado por causar uma terrível crise econômica há uma década.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArgentinaEmpresasEmpresas espanholasEmpresas estataisGovernoIndústria do petróleoRepsol YPF

Mais de Mundo

Irã vive dia de normalidade após ataques israelenses que causaram ao menos duas mortes

Estados Unidos aprovam venda de armas por US$ 2 bilhões para Taiwan

Ao menos dois militares iranianos foram mortos em ataque israelense

Israel ameaça o Irã após ataque e adverte que escalada seria um “erro”