Mundo

Comissão abre queixa por insulto racista a Ronaldinho

Comissão mexicana abriu queixa devido insultos racistas que político fez contra o jogador brasileiro

Ronaldinho Gaúcho durante apresentação no Querétaro, clube mexicano (Henry Romero/Reuters)

Ronaldinho Gaúcho durante apresentação no Querétaro, clube mexicano (Henry Romero/Reuters)

share
DR

Da Redação

Publicado em 15 de setembro de 2014 às 13h16.

México - A Comissão Nacional para a Prevenção da Discriminação (Conapred) do México anunciou nesta segunda-feira que abriu uma queixa devido aos insultos racistas feitos por um político do estado mexicano de Querétaro contra o meia Ronaldinho Gaúcho.

A Conapred iniciou ação contra Carlos Manuel Treviño horas depois que a direção do Querétaro, novo clube do brasileiro, criticou o ex-secretário de Desenvolvimento Social por chamar o jogador de símio em uma postagem no Faceboook.

Treviño voltou à rede social para pedir desculpas à equipe e a Ronaldinho nesta segunda-feira, sem poder evitar a abertura de queixa do Conapred por racismo.

"Ofereço desculpa a @10RonaldinhoGaúcho pelo meu infeliz comentário. Assumo a responsabilidade dos meus atos", afirmou o político, membro ativo do conservador Partido Ação Nacional (PAN).

O Querétaro classificou como lamentável a postagem de Treviño, e pediu às autorizades punição exemplar, o que motivou a ação da Conapred.

"A discriminação racial é uma grave expressão social que lastima a dignidade das pessoas. Por isso, os "Gallos Blancos" de Querétaro rejeitam determinantemente todas as formas de racismo e discriminação", disse a direção do clube em comunicado.

As autoridades do Querétaro confirmaram que investigarão Treviño, funcionário do governo municipal entre 2006 e 2009, por violações à lei contra a discriminação.

Ronaldinho foi apresentado à torcida do Querétaro na última sexta-feira, quando o clube só empatou contra o Puebla por 1 a 1 no estádio Corregidora.

Os "Gallos Blancos" ocupam a oitava posição no torneio Apertura do Campeonato Mexicano, com 11 pontos. O líder é o América, com 17. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaAtletasCelebridadesEsportesFutebolJogadores de futebolMéxicoPreconceitosRacismoRonaldinho Gaúcho

Mais de Mundo

Catar diz que retomou contato com Hamas após assassinato de líder do grupo

No Brics, Mauro Vieira diz que não haverá paz sem Estado palestino independente

Xi pede cessar-fogo em Gaza e insiste para que guerra no Líbano não seja propagada

Guterres pede paz na Faixa de Gaza, no Líbano e na Ucrânia durante cúpula do Brics