Mundo

Chanceler alemão discute com premiê do Iraque fornecimento de gás iraquiano

Segundo nota oficial do governo alemão, foi acordado que os líderes iriam "manter contato próximo sobre isso"

Olaf Scholz: O primeiro-ministro iraquiano havia enfatizado anteriormente à mídia que o Iraque era capaz de atender às necessidades da Alemanha e do mercado mundial. (Kappeler/Getty Images)

Olaf Scholz: O primeiro-ministro iraquiano havia enfatizado anteriormente à mídia que o Iraque era capaz de atender às necessidades da Alemanha e do mercado mundial. (Kappeler/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 13 de janeiro de 2023 às 17h02.

O chanceler alemão, Olaf Scholz, se reuniu nesta sexta-feira, 13 com o primeiro-ministro iraquiano, Mohammed Schia al-Sudani, em Berlim, e discutiu com o líder do Iraque sobre um possível fornecimento de gás para a Alemanha. Segundo nota oficial do governo alemão, foi acordado que os líderes iriam "manter contato próximo sobre isso".

"O primeiro-ministro iraquiano havia enfatizado anteriormente à mídia que o Iraque era capaz de atender às necessidades da Alemanha e do mercado mundial. Seu governo planeja aumentar a produção de petróleo e gás", indica a nota.

Além do fornecimento de gás, Scholz e al-Sudani discutiram sobre formas de aprofundar as relações econômicas entre os países, citando o acordo da Siemens Energy com o Ministério de Energia do Iraque para a modernização do setor de energia iraquiano.

Quer receber os fatos mais relevantes do Brasil e do mundo direto no seu e-mail toda manhã? Clique aqui e cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaGásIraqueOlaf Scholz

Mais de Mundo

Em carta, 23 vencedores do Nobel de Economia dizem que plano de Kamala é 'superior' ao de Trump

Putin afirma que Maduro é o presidente legítimo da Venezuela

Canadá reduzirá número de imigrantes em até 27% nos próximos 3 anos

Israel anuncia morte de Mohamed Abu Itiwi, comandante da unidade de elite do Hamas