Rei Charles III: monarca tebe vida com polêmicas até assumir trono, em 2023 (Victoria Jones/AFP)
Agência de notícias
Publicado em 6 de maio de 2023 às 08h12.
A coroação de Charles III consagra um homem cuja vida foi uma longa espera, cheia de crises e paixões. Ele se tornou príncipe herdeiro aos 3 anos, rei aos 73 após a morte de Elizabeth II e sua coroação acontece neste sábado, 6 de maio, aos 74 anos.
Estas são algumas das principais datas que marcaram a sua vida:
Charles Philip Arthur George de Edimburgo, filho mais velho da princesa Elizabeth e segundo na sucessão ao trono britânico, nasce no Palácio de Buckingham.
Seu avô, George VI, morre e sua mãe torna-se a rainha Elizabeth II. Aos 3 anos, Charles torna-se herdeiro do trono.
Ingressa no internato de Gordonstoun, na Escócia.
É nomeado príncipe de Gales em uma cerimônia televisionada no Castelo de Caernarfon.
Forma-se na Universidade de Cambridge.
Após um breve caso com Camilla Shard, o príncipe ingressa na Marinha Real. Ela se casa com Andrew Parker Bowles em julho de 1973.
Charles conhece lady Diana Spencer, então com 16 anos, enquanto namorava sua irmã mais velha, Sarah Spencer.
É anunciado o noivado de Charles, 31, com Diana, 19.
Charles e Diana se casam em uma cerimônia realizada na Catedral de St. Paul em Londres, assistida por cerca de 750 milhões de telespectadores em todo o mundo. Diana torna-se princesa de Gales.
Nasce o príncipe William.
Nasce o príncipe Harry.
Charles se separa oficialmente de Diana. O divórcio será pronunciado em 28 de agosto de 1996.
Diana morre em um acidente de carro em Paris enquanto era perseguida por papparazzi. Charles insiste que ela seja enterrada com honras reais.
Casa-se com a mulher por quem se apaixonou há anos e com quem teve um caso extraconjugal escandaloso, Camilla Parker Bowles, na prefeitura de Windsor.
Seu filho William se casa com Kate Middleton, agora conhecida como Catherine, princesa de Gales.
Caminha com Meghan Markle, cujo pai estava ausente, até o altar durante a cerimônia de casamento de seu filho Harry.
Harry critica o pai em entrevista à televisão dos Estados Unidos, para onde se mudou com Meghan após deixar a monarquia no início de 2020. O príncipe acusa Charles de ter sido sufocado pela tradição.
Perde o pai, o príncipe Philip, que morre com quase 100 anos.
Sua mãe, a rainha Elizabeth II, morre cercada por sua família no castelo escocês de Balmoral. Seu herdeiro torna-se automaticamente rei sob o nome de Charles III.
Ele é oficialmente proclamado monarca em uma cerimônia tradicional, mas sóbria, no Palácio de St James, em Londres, abrindo um novo capítulo na monarquia britânica.
Um jovem joga um ovo nele sem acertar, durante uma visita nos arredores de Londres. É o início de um movimento de protesto que verá mais ovos jogados na direção do monarca e manifestantes com faixas que dizem "Não é meu rei".
Publicação do livro de memórias do príncipe Harry, intitulado "O Que Sobra" no Brasil, no qual critica a atitude de membros da família real, incluindo o rei, a quem acusa de brincar com o fato de que poderia não ser seu pai verdadeiro.
É coroado, ao lado da esposa Camilla, diante de cerca de 2.000 convidados na Abadia de Westminster, em Londres, durante uma cerimônia simplificada e modernizada.