Minhas Finanças

Receita lança manual com regras sobre o IR

Contribuinte pode encontrar em uma única página na internet o conteúdo que estava disperso pelo site da Receita

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

Brasília - No mesmo dia em que inicia o prazo de entrega das declarações de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2010, a Receita Federal do Brasil disponibilizou um conteúdo especial para os mais de 20 milhões de contribuintes que devem prestar contas. O objetivo é facilitar o acesso e estimular a correção de informações online. O período de entrega do IR começou hoje e termina no dia 30 de abril.

Agora, em um único local na página do fisco (www.receita.fazenda.gov.br/irpf2010), o contribuinte poderá não só fazer a declaração como acompanhar o andamento e, se necessário, apresentar a declaração retificadora. "A ideia é fazer um conteúdo especial do IRPF. Antes as informações estavam dispersas", afirmou a coordenadora-geral de atendimento e educação fiscal da Receita Federal, Maria Helena Cotta Cardozo.

Além disso, segundo Maria Helena, a Receita Federal quer fortalecer esse tipo de canal com o contribuinte. Isso porque, de um milhão de declarações que caíram na malha fina no passado, 63% foram resolvidas entregando uma retificadora online.

Um erro frequente dos contribuintes ao prestar contas é a inversão de números, ou seja, a pessoa cai na malha fina porque o rendimento apresentado não bate com o informado pela empresa. Se o contribuinte tem acesso fácil às informações, pode corrigir rapidamente esse tipo de erro e agilizar, se houver, o recebimento da restituição.

Com as novidades, a Receita preparou páginas especiais sobre a apresentação da declaração, pagamento de quotas, restituição e situação da declaração. "Hoje o IR tem um novo portal. É um portal com característica de acessibilidade melhor e linguagem mais amigável para facilitar a vida do contribuinte", destacou o secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo.

Durante a manhã de hoje, muitos contribuintes tiveram dificuldades para fazer o download dos programas. Segundo o Supervisor Nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, houve um problema na rede da Receita que já foi normalizado. Ele disse ainda que pode haver momentos de lentidão pontuais devido à elevada demanda para baixar o programa.

Acompanhe tudo sobre:Imposto de Renda 2020ImpostosLeão

Mais de Minhas Finanças

Resultado da Mega-Sena concurso 2.789; prêmio é de R$ 54,6 milhões

Justiça libera R$ 2,4 bilhões em atrasados do INSS; veja quem recebe

Imposto de Renda 2024: Receita abre hoje consulta a novo lote de restituição residual

Sistema de concessão automática de benefícios do INSS entrou em vigor nesta semana