Minhas Finanças

Recebo 2.500 reais por mês. Sou obrigado a declarar o IR?

Internauta recebe 2.500 reais por mês de seu pai e pergunta se está obrigado a entregar a declaração de IR


	Mulher esgotada por causa dos impostos: Segundo especialista, ao receber 2.500 reais por mês como doação, a entrega do IR não é obrigatória
 (ThinkStock/Sara Robinson)

Mulher esgotada por causa dos impostos: Segundo especialista, ao receber 2.500 reais por mês como doação, a entrega do IR não é obrigatória (ThinkStock/Sara Robinson)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de março de 2015 às 18h25.

Dúvida do internauta: Recebo mensalmente uma doação do meu pai de 2.500 reais. Gostaria de saber se eu preciso fazer a declaração de Imposto de Renda, tendo em vista que tenho somente essa fonte de renda até o momento.

Resposta de Thiago Mirales*:

Segundo a Receita Federal, dentre as diversas regras de obrigatoriedade de entrega da declaração, duas delas dizem que estão obigados a entregar o IR os contribuintes que:

- Receberam rendimentos tributáveis superiores a 26.816,55 reais em 2014 (ano-base para a declaração do IR deste ano);

- Receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a 40 mil reais no ano passado.

Para fins de Imposto de Renda, a doação é um rendimento isento, e pelos valores mencionados na pergunta (30 mil reais no ano), você não está obrigado a apresentar a Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda.

Entretanto, se o total de rendimentos isentos recebidos no ano ultrapassar 40 mil reais você deverá apresentar a declaração e reportar todas as informações nela requeridas.

Nesse caso, a somatória desses rendimentos recebidos por doação deverá ser reportada na ficha "Rendimentos isentos e não tributáveis" na linha 17, juntamente com as informações de nome e CPF da pessoa que fez a doação, no caso seu pai.

Lembrando que, se ele estiver obrigado a declarar o IR, ele também deverá informar as doações no formulário dele, mais especificamente na ficha “Doações Efetuadas”, informando seu nome, CPF e o valor total doado no ano.

Por fim, vale esclarecer que as doações são isentas de Imposto de Renda, mas podem ser objeto de tributação do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) que incide sobre as doações e cuja alíquota varia de acordo com o estado onde você reside.

Veja a matéria completa sobre quem está obrigado a declarar o Imposto de Renda em 2015

*Thiago Mirales é especialista em imposto de renda e sócio na Atlas Tax Consulting, empresa especializada em assessoria e consultoria jurídica, fiscal e tributária.

Envie outras perguntas sobre imposto de Renda para seudinheiro_exame@abril.com.br. As perguntas selecionadas serão respondidas por especialistas.

Acompanhe tudo sobre:Dicas de Imposto de RendaImposto de Renda 2020ImpostosLeão

Mais de Minhas Finanças

Pix terá limite de R$ 1 mil por dia a partir de sexta; veja novas regras

Juros do cartão de crédito rotativo sobem para 438,4% ao ano

Greve na Argentina cancela quase 300 voos e rota com o Brasil é atingida

Mega-sena 2.791: ninguém acerta resultado e prêmio vai para R$ 105 milhões