Minério de ferro no Porto do Itaqui, no Maranhão (Alex Tauber/Pulsar)
Paula Barra
Publicado em 22 de fevereiro de 2021 às 20h17.
Última atualização em 22 de fevereiro de 2021 às 20h21.
O Examinando a Bolsa — programa diário da EXAME Invest com o fechamento do mercado e principais destaques do pregão — desta segunda-feira, 22, apresentou os seguintes destaques:
1) O Ibovespa caiu 4,9% nesta sessão, no seu pior dia desde 24 de abril, puxado pela forte queda das ações da Petrobras (PETR3; PETR4). A petroleira afundou 21% após o presidente Jair Bolsonaro decidir trocar o CEO da empresa. O temor de ingerência política derrubou também os papéis do Banco do Brasil (BBAS3).
2) Do outro lado, entre as poucas altas do dia, a Lojas Americanas (LAME4), que anunciou potencial combinação de negócios com B2W (BTOW3), e Embraer (EMBR3), que confirmou que está discutindo com a Lufthansa venda de aeronaves, viram seus papéis dispararem 20% e 8% respectivamente.
3) Em relatório desta segunda, analistas do BTG Pactual apontaram três ações para ganhar mesmo diante do caos político. São elas: Vale (VALE3), Suzano (SUZB3) e Klabin (KLBN11).
Na visão dos analistas do banco, esses papéis são boas apostas neste momento uma vez que tendem a ser beneficiados por uma perspectiva de alta dos preços das commodities e por um dólar mais fortalecido frente ao real.
Para eles, o cenário não poderia ser melhor para essas ações. "Vemos uma desvalorização do real em meio a um ciclo de alta dos preços das commodities, o que é raro. Normalmente, os preços das commodities sobem com um dólar fraco, o que realmente não ocorreu no Brasil (em função das pressões fiscais e aumento dos riscos políticos). Portanto, seguimos recomendando aumento de exposição em Vale, Suzano e Klabin", comentaram.