Indonésia: apoiadores de Subianto fazem festa na capital Jacarta. (Oscar Siagian/Getty Images)
Redação Exame
Publicado em 15 de fevereiro de 2024 às 08h23.
Última atualização em 15 de fevereiro de 2024 às 08h23.
O presidente da Indonésia, Joko Widodo, disse nesta quinta-feira que havia parabenizado o ministro da Defesa, Prabowo Subianto, pela vitória na eleição presidencial após os primeiros resultados mostrarem o ex-comandante das forças especiais liderando o pleito.
Segundo a Reuters, os mercados indonésios ficaram empolgados com promessa de Prabowo de seguir as políticas de Widodo na maior economia do sudeste asiático e terceira maior democracia do mundo. O mercado de ações do país subiu 2,2% enquanto a rupia se fortaleceu 0,3%, atingindo seu nível mais alto em um mês.
Prabowo, 72 anos, declarou na quarta-feira que foi uma "vitória para todos os indonésios" após as primeiras contagens feitas por institutos de pesquisa independentes - precisas em eleições passadas - mostrarem que ele havia conquistado quase 60% dos votos.
Porta-vozes dos rivais de Prabowo, os ex-governadores Anies Baswedan e Ganjar Pranowo, que ficaram pelo menos 33 pontos atrás nas contagens, disseram que investigariam alegações de "fraude sistemática e massiva", mas não forneceram mais evidências.
Segundo colocado na eleição, Anies, que obteve 25% dos votos, disse que sua equipe aguardaria os resultados oficiais e respeitaria a decisão do povo.
Analistas independentes afirmaram que não há sinais de fraude eleitoral sistemática.O Departamento de Estado dos EUA afirmou que a eleição foi "um testemunho da durabilidade e força do compromisso do povo indonésio com o processo democrático e as instituições eleitorais".
Uma contagem preliminar realizada pela Comissão Geral de Eleições, com cerca de 40% dos votos apurados, colocou Prabowo na liderança com 56% dos votos. O anúncio dos resultados oficiais deve ocorrer até 20 de março e, se confirmados, o novo presidente e vice-presidente assumirão o cargo em outubro.