Esporte

Jordan Chiles diz que vai cuidar da saúde mental, após ter medalha de bronze revogada

Tribunal Arbitral do Esporte aceitou recurso da Federação Romena, que contestou a colocação de Chiles na terceira posição

A ginasta brasileira Rebeca Andrade conquista a medalha de ouro na final do solo em Paris (Alexandre Loureiro/COB/Divulgação)

A ginasta brasileira Rebeca Andrade conquista a medalha de ouro na final do solo em Paris (Alexandre Loureiro/COB/Divulgação)

share
Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 10 de agosto de 2024 às 14h57.

A atleta americana de ginástica olímpica Jordan Chiles publicou em seu perfil que vai se afastar das redes sociais para cuidar da saúde mental. A postagem foi feita após vir a público notícia de que o Tribunal Arbitral do Esporte aceitou o recurso da Federação Romena, que contestou a colocação de Chiles na terceira posição, o que lhe rendeu um bronze nas Olimpíadas de Paris 2024.

A polêmica começou após a final do solo na ginástica artística. Inicialmente, Chiles recebeu uma nota que a colocava em quinto lugar. No entanto, seu treinador entrou com um recurso, alegando que a nota de dificuldade de um dos movimentos não havia sido corretamente avaliada. Após a revisão, a nota de Chiles foi aumentada, passando para 13.766, o que a colocou na terceira posição, à frente da romena Ana Barbosu, que inicialmente havia comemorado o bronze.

"Estou tirando um tempo e me afastando das redes sociais para cuidar da minha saúde mental. Obrigado", escreveu no Instagram, que conta com 1.2 milhão de seguidores.

A Federação Romena contestou a decisão, alegando que a revisão foi injusta e que a ginasta romena Sabrina Maneca-Voinea não deveria ter sido penalizada por supostamente pisar fora do tablado. O recurso foi aceito pelo Tribunal Arbitral do Esporte e a atleta americana Jordan Chiles perdeu sua medalha, enquanto Ana Maria Barbosu entrou no pódio.

Segundo o jornal Euronews, o CAS determinou que a equipe dos Estados Unidos pediu o recurso da nota após ultrapassar o tempo regulamentar na final de solo. Com isso, Jordan Chiles não terá sua nota aumentada e Ana Maria Barbosu retornou ao pódio.

Acompanhe tudo sobre:Olimpíadas 2024Paris (França)Estados Unidos (EUA)

Mais de Esporte

Após show de Paul McCartney, Estádio da Ressacada, do Avaí, quer se tornar polo para grandes eventos

Dominada por estrangeiros em número recorde, NBA busca aumentar alcance na temporada 2024/25

Morre Tonhão, ex-jogador do Palmeiras, aos 55 anos

Atlético-MG x River Plate: onde assistir e horário pela Copa Libertadores