Esporte

Gabigol é suspenso por dois anos por tentativa de fraude em exame antidoping

Ele cumprirá a pena até abril de 2025

Gabigol: ele cumprirá a pena a partir de abril, porém cabe recurso da decisão (Pedro H. Tesch/Getty Images)

Gabigol: ele cumprirá a pena a partir de abril, porém cabe recurso da decisão (Pedro H. Tesch/Getty Images)

share
Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 25 de março de 2024 às 16h44.

Última atualização em 25 de março de 2024 às 17h38.

O atacante Gabriel Barbosa, "Gabigol" do Flamengo, foi suspenso por dois anos por fraude em exame antidoping. A informação foi confirmada pelo portal do ge nesta segunda-feira, 25.

O jogador foi julgado pela Justiça Desportiva Antidopagem, em sessão que pouco mais de duas horas. Ele cumprirá a pena até abril de 2025, pois o período se iniciou em abril de 2023, data em que ocorreu o exame.

Daniel Chierighini Barbosa, auditor do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD/AD), foi o relator do processo. Gabigol responde por infração ao artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem (CBA).

Por que Gabigol foi suspenso?

No dia 8 de abril de 2023, o jogador foi submetido a um teste surpresa, no CT do Flamengo. Outros atletas também se submeteram aos exames e estavam posicionados na estação de coleta, logo cedo.

Quando os oficiais de coleta chegaram no local, todos concordaram em fazer os testes antes do treino, menos Gabigol. A peça de acusação considera que Gabigol tentou deliberadamente impedir o controle e atrasou as coletas de sangue e urina.

Consta no processo que Gabigol tentou esconder a genitália na hora de urinar no pote e foi agressivo com os oficiais responsáveis pelo exame.Ao urinar "escondido", sem permitir que o fiscal visualizasse a urina saindo do seu pênis, Gabigol deu brecha para ser denunciado por tentativa de fraudar o antidoping. Gabigol, por fim, teria entregue o vaso coletor aberto, ao contrário da orientação.

Acompanhe tudo sobre:DopingFutebolJogadores de futebol

Mais de Esporte

Valdivia, ex-Palmeiras, é detido no Chile após ser acusado de abuso sexual

Após show de Paul McCartney, Estádio da Ressacada, do Avaí, quer se tornar polo para grandes eventos

Dominada por estrangeiros em número recorde, NBA busca aumentar alcance na temporada 2024/25

Morre Tonhão, ex-jogador do Palmeiras, aos 55 anos