Esporte

COB pode ser o 1º comitê olímpico nacional a chegar a 100 milhões de visualizações no YouTube

Canal do Time Brasil também é líder mundial no número de inscritos entre os comitês

share
Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 3 de outubro de 2024 às 08h43.

Tudo sobreOlimpíadas 2024
Saiba mais

O canal oficial do Time Brasil, administrado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), está perto de se tornar o primeiro comitê olímpico nacional a alcançar a marca de 100 milhões de visualizações no YouTube. O perfil, que tem como intuito retratar o dia a dia dos atletas brasileiros em diferentes modalidades, soma, atualmente, 370 mil inscritos e 99,1 milhões de views.

Com foco em conteúdos que envolvem bastidores, informações, curiosidades, lives, melhores momentos e transmissões ao vivo, o Time Brasil também costuma exibir eventos em seu canal, cobrindo mais de 40 campeonatos de modalidades olímpicas por ano.

Há algumas semanas, por exemplo, a primeira competição de Rebeca de Andrade depois dos Jogos Olímpicos de Paris pôde ser acompanhada na plataforma. A maior medalhista da história do Brasil em Olimpíadas participou do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística e faturou o ouro nas barras assimétricas.

Atualmente, o canal é o número 1 do mundo em inscritos e no número de visualizações no YouTube entre os comitês pertencentes à ANOC (Association of National Olympic Committees, em português, Associação dos Comités Olímpicos Nacionais). Com 267 mil inscritos e aproximadamente 83 milhões de visualizações, o Team USA, comitê olímpico norte-americano aparece na segunda posição.

“Esses números refletem o comprometimento do COB em aproximar os brasileiros do dia a dia dos nossos atletas e de produzir e transmitir conteúdos de qualidade", comenta Paulo Wanderley, presidente do COB. “Temos como principal missão promover e valorizar o esporte olímpico brasileiro, e os dados mostram que estamos no caminho certo", complementa.

Somente até setembro de 2024, o perfil brasileiro acumulou 29 milhões de views, bastante impulsionado pelos Jogos Olímpicos de Paris, quando montou uma grade especial e trouxe nomes de peso como Galvão Bueno e Tino Marcos para a realização de alguns programas. Não à toa que conquistou 110 mil novos inscritos. Para se ter uma ideia, em setembro do ano passado eram 100 mil inscritos, ou seja, houve um crescimento de 168% no período de 12 meses.

Esse aumento não se limita apenas ao sucesso do canal, mas demonstra um panorama geral de bons números no ambiente digital. O Time Brasil acumula mais de 8 milhões de seguidores nas redes sociais, distribuídos da seguinte forma: 3 milhões no Instagram, 2,3 milhões no Facebook, 1,6 milhão no TikTok, 720 mil no X, 368 mil no YouTube e 338 mil no Threads.

“O crescimento exponencial dos canais do COB representa o aumento do interesse do público brasileiro em relação ao Time Brasil e também mostra uma aceitação em relação à forma com que estamos nos comunicando. O olimpismo pode ser vivido todos os dias, de janeiro a dezembro, todos os anos, e não somente durante a realização dos Jogos. É essa visão e essa cultura que estamos buscando implementar por meio das nossas plataformas de comunicação“, afirma Paulo Conde, diretor de comunicação do COB.

Nos últimos meses, o engajamento do público brasileiro aumentou ainda mais. O COB não só registrou novos seguidores, mas também presenciou seus canais crescerem mais de 42%, somando 1,1 bilhão de impressões e mais de 72 milhões de engajamento.

Nesta reta final do ano, o canal do Time Brasil ainda transmitirá diversas competições. Em outubro estão previstos o Grand Slam de judô de Abu Dhabi, os campeonatos brasileiros de Escalada, de Remo e de Hóquei sobre a grama. Entre outras atrações, haverá, em novembro, a transmissão completa dos Jogos da Juventude, competição que conta com 18 modalidades e mais de 4500 participantes.

Conteúdos mais assistidos

O conteúdo de maior audiência na história do canal Time Brasil é um shorts (recurso de vídeos curtos do YouTube) feito com os meninos da base de ginástica artística do Flamengo. Na ocasião, os atletas mirins exibem suas habilidades na modalidade, realizando mortais e movimentos técnicos. O vídeo possui 3,7 milhões de views.

Em segundo lugar destaca-se um vídeo da ginasta Rebeca Andrade - maior medalhista do Brasil em Jogos Olímpicos, com dois ouros, três pratas e um bronze- decorrente da apresentação no Mundial de Ginástica, em 2022, quando consagrou-se campeã. O conteúdo alcançou 1,8 milhão de acessos.

A terceira posição pertence a Daiane dos Santos, um dos principais nomes do esporte brasileiro. A ex-atleta publicou um vídeo em seu Instagram realizando acrobacias na barra. O Time Brasil repostou o conteúdo no YouTube, em forma de shorts, e atingiu a marca de 1,4 milhões de visualizações.

Rebeca Andrade aparece novamente na quarta posição. Desta vez, o vídeo em questão refere-se aos Jogos Pan-Americanos de 2023, quando ela conquistou mais um ouro para o Brasil, somando 950 mil reproduções. Na sequência, fechando o top 5, está Ingrid Oliveira, que, em 2022, durante o Troféu Brasil, conquistou a medalha de ouro nos saltos ornamentais, rendendo 911 mil cliques.

Acompanhe tudo sobre:Olimpíadas 2024Paris (França)

Mais de Esporte

Mais um investimento de celebridade: namorado de Rihanna quer comprar time da Inglaterra

Tecnologia inédita no Brasil vai permitir que escudo da camisa de time vire uma carteira digital

Neymar volta aos campos nesta segunda após um ano afastado; veja onde assistir ao jogo

Jogos de hoje, domingo, 20 de outubro, onde assistir ao vivo e horários