Economia

Preço de grãos cai na Rússia e revive modesta exportação

Queda de cerca de 10% nos preços russos dos grãos reacendeu interesse de exportação de pequenos volumes de milho e trigo


	Colheita de milho: Rússia foi atingida por uma seca no ano passado, que reduziu a safra de grãos do país em um quarto
 (Divulgação/New Holland)

Colheita de milho: Rússia foi atingida por uma seca no ano passado, que reduziu a safra de grãos do país em um quarto (Divulgação/New Holland)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de abril de 2013 às 13h53.

Moscou - Uma queda de cerca de 10 por cento nos preços russos dos grãos desde o início de fevereiro reacendeu o interesse de exportação de pequenos volumes de milho e trigo, disse o chefe do Instituto de Estudos do Mercado Agrícola (Ikar).

"O país está exportando cerca de 50 a 60 mil toneladas de grãos, principalmente milho e trigo, por semana no momento", disse Dmitry Rylko, do Ikar, durante uma entrevista nesta segunda-feira.

A Rússia foi atingida por uma seca no ano passado, que reduziu a safra de grãos do país em um quarto, e rapidamente esgotou o excedente exportável do país. As estimativas oficiais de exportação de grãos para 2012/13 está em 14,8 milhões de toneladas, uma queda ante as 27 milhões de toneladas observadas na temporada anterior.

A seca também elevou os preços domésticos de grãos a altas recorde no ano passado, mas os preços do trigo têm recuado desde o início de fevereiro, ajudados por vendas de estoques governamentais de grãos.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCommoditiesEuropaGrãosMilhoPreçosRússia

Mais de Economia

Pix por aproximação estará disponível em carteira digital do Google semana que vem, diz Campos Neto

Com expectativa sobre corte de gastos, Lula se reúne com Haddad e Galípolo

Haddad afirma que não há data para anúncio de corte de gastos e que decisão é de Lula