Economia

Orçamento de Obama oferecerá cortes para redução de déficit

Segundo autoridade administrativa, presidente oferecerá cortes na Previdência Social e em outros programas em uma proposta orçamentária


	Barack Obama: presidente irá sugerir aplicar uma medida de inflação menos generosa para calcular o aumento do custo de vida
 (AFP)

Barack Obama: presidente irá sugerir aplicar uma medida de inflação menos generosa para calcular o aumento do custo de vida (AFP)

share
DR

Da Redação

Publicado em 5 de abril de 2013 às 10h10.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, oferecerá cortes na Previdência Social e em outros programas em uma proposta orçamentária, buscando conseguir que os republicanos se comprometam com um acordo de redução de déficit, afirmou nesta sexta-feira uma autoridade administrativa sênior.

Sob a proposta que cortaria o déficit em 1,8 trilhão de dólares em dez anos, o presidente irá sugerir aplicar uma medida de inflação menos generosa para calcular o aumento do custo de vida, disse a autoridade em condição de anonimato. Essa mudança resultaria em pagamentos menores para alguns beneficiários do programa da Previdência para aposentados e tem grande oposição de muitos democratas no Congresso, assim como de grupos trabalhistas e de aposentados.

Mas o presidente apenas aceitará esses cortes de gastos se os parlamentares republicanos, de outro lado, concordarem com impostos maiores, acrescentou a autoridade. A proposta orçamentária do presidente será entregue na quarta-feira.

A renovada oferta do presidente nas negociações fiscais com os republicanos segue uma série de amargas batalhas sobre impostos e gastos desde 2011. Obama está ávido para deixar o assunto de redução do déficit para trás e dar continuidade a outras prioridades, que incluem imigração e legislação de controle de armas.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEstados Unidos (EUA)Orçamento federalPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Economia

Em claro sinal de divergência, Secom critica proposta da Fazenda para mudança no seguro-desemprego

IPCA-15 de outubro acelera e fica em 0,54%; inflação acumulada de 12 meses sobe para 4,47%

Argentina busca linha de crédito de US$ 2,7 bilhões para cobrir vencimentos de dívidas

Atividade econômica da Argentina tem queda interanual de 3,8% em agosto