Exame.com
Continua após a publicidade

O propósito da empresa não é só uma frase de efeito

Reconhecer com clareza o real propósito de uma empresa é muito mais profundo do que criar apenas uma frase bonita e pode até mudar o modelo de negócios.

 (Simon Sinek/Divulgação)
(Simon Sinek/Divulgação)
R
Relacionamento antes do Marketing

Publicado em 21 de julho de 2022 às, 10h02.

Por Márcio Oliveira

Este artigo reflete um incômodo que tenho sentido já há algum tempo, porque é sobre um assunto que considero o mais importante para as empresas, mas que vem sendo tratado apenas como uma moda. E é sobre a definição do Propósito da empresa.

Falar em Propósito nas empresas hoje está tanto na moda que, por outro lado, já está começando a virar cliché e cair em descrédito.

Infelizmente, o que tenho reparado é que este assunto tem sido abordado por muitos de uma maneira superficial. Digo isso porque muitas vezes o mais importante de um trabalho de “construção ou definição” de propósitos tem um foco muito grande apenas na construção de uma boa frase de efeito, daquelas que até embargam a voz e nos fazem chorar, e só. E assim, entender o propósito de uma empresa acaba sendo no fim um simples trabalho de redação.

E aí, os executivos todos orgulhosos fazem uma grande campanha de comunicação interna (e até externa), decorando toda a empresa com a frase criada, e assim fica até a próxima campanha interna que requisitar os mesmos espaços. Mas no fim, isso tudo acaba alimentando ainda mais a questão do cliché e do descrédito.

Só que um propósito da empresa é muito mais do que isso. Não que uma frase que sintetize este propósito não ajude, mas acredito que a frase é a coisa menos importante de todo o processo. Reconhecer o propósito de uma empresa é mais complexo, profundo, algumas vezes doloroso e, normalmente, quando reconhecido e aceito, pode mudar totalmente o modelo de negócios de uma empresa. Talvez seja por isso que muitos fiquem apenas na frase mesmo.

Também é muito difícil falar de estratégias de relacionamento com clientes sem falarmos de propósitos, porque é exatamente o propósito que, uma vez reconhecido, direcionará a estratégia. Já falei algumas vezes aqui do Golden Circle do Simon Sinek e, mesmo sendo um vídeo um pouco antigo, ainda é muito atual e é a melhor referência para tangibilizar o que estou dizendo.

6 dicas e um teste

E para ajudar a direcionar mais, tenho 6 dicas do que fazer para reconhecer de fato o propósito de uma empresa:

1 – Não comece pela frase. Não é um trabalho de redação.
2 – Visite a história da empresa e como ela nasceu. O propósito nasceu junto com ela. Lembre-se que o propósito de uma empresa nunca será apenas o de gerar lucro, porque isso será SEMPRE consequência.
3 – É necessário saber responder a seguinte pergunta: Por que o cliente compraria conosco e não com o concorrente?
4 – Tenha paciência, porque reconhecer e aceitar o propósito dará mais trabalho do que se imagina, mas será muito recompensador.
5 – O propósito da sua empresa é algo único dela e que não poderá ser copiado por nenhum concorrente.
6 – Quando o propósito for reconhecido, entendido e aceito por todos os colaboradores da empresa e puder ser explicado por todos de várias maneiras diferentes, mas com o mesmo significado, aí talvez seja a hora de montar uma frase.

Se você acredita diferente e a sua empresa já tem um propósito escrito em uma frase bonita (talvez a missão com uma nova roupagem), te convido a fazer o seguinte teste:

1º Escreva o nome da sua empresa e este propósito ao lado.
2º Leia e depois substitua o nome da sua empresa pelo de um concorrente ou até mesmo de uma outra empresa qualquer.
3º Se a frase ainda fizer sentido, repense este propósito.