Casual

Os 10 carros elétricos com maior autonomia, segundo o Inmetro

Dos dez carros com maior autonomia, cinco são da BMW. O modelo disponível no Brasil que consegue percorrer a maior distância é o BMW iX xDrive50

BMW iX: o carro mais tecnológico no raking EXAME Casual Melhores Carros 2022. (BMW/Divulgação)

BMW iX: o carro mais tecnológico no raking EXAME Casual Melhores Carros 2022. (BMW/Divulgação)

share
Gilson Garrett Jr.
Gilson Garrett Jr.

Repórter de Lifestyle

Publicado em 23 de outubro de 2023 às 15h36.

Autonomia é uma característica fundamental para os carros elétricos. Com baterias cada vez mais potentes, em praticamente todo lançamento as montadoras atualizam a quilometragem máxima percorrida pelos carros. No Brasil, a medição é feita pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), coordenado pelo Inmetro, por meio de diversos testes.

O programa segue diretrizes definidas, desde 2015, pelo Inovar Auto (regime de metas e incentivos da cadeia produtiva automotiva), para avaliar o consumo energético de carros tanto a combustão, quanto elétricos. Os ensaios são baseados na metodologia norte-americana da SAE (Society of Automotive Engineers).

Dos dez carros com maior autonomia vendidos no Brasil, cinco são da BMW. A última atualização da lista do Inmetro foi feita nesta segunda-feira, 23, e incluiu novos lançamentos, como o Ford Mustantg Mach-E GT, que tem autonomia de 379 quilômetros.

O modelo disponível no Brasil que consegue percorrer a maior distância é o BMW iX xDrive50, com 528 quilômetros. O carro foi eleito o mais tecnológico acima de 300 mil reais entre os lançamentos dos últimos 12 meses no ranking EXAME Casual Os Melhores Carros 2022 – que reuniu no júri especialistas, influenciadores e jornalistas de estilo de vida.

Como é feita a medição do Inmetro?

A medição de autonomia feita pelo Inmetro é geralmente mais conservadora que outras internacionais, como a WLTP -- convenção global de testes de carros. Em média, o valor fica 30% menor que o pelo pelo ciclo WLTP. 

De acordo com o Inmetro, a metodologia prevê um fator de correção de 0,3 nos ensaios de autonomia dos veículos elétricos. "Os fatores de correção já são aplicados há muito tempo, tanto para carros a combustão, quanto para os elétricos, e têm o objetivo de aproximar os valores obtidos em laboratório das condições reais de uso nas ruas, trazendo uma informação mais fidedigna do consumo real dos veículos para o consumidor", explica o instituto.

A declaração dos dados de eficiência energética dos elétricos segue a mesma metodologia, definida pela EPA (Environmental Protection Agency) nos Estados Unidos, que utiliza a mesma norma SAE, e que já foi referendada junto às montadoras e importadores de veículos no Brasil desde 2020.

Os carros elétricos com maior autonomia

1- BMW iX xDrive50: 528 km

2- BMW i7 xDrive60: 479 km

3- BMW iX M60: 431 km

4- BMW i4 40: 422 km

5- Mercedes-Benz EQS 450: 411 km

6- Chevrolet Bolt: 390 km

7- BMW iX3: 381 km

8- Ford Mustantg Mach-E GT: 379 km

9- Chevrolet Bolt EUV: 377 km

10- Mercedes-Benz AMG EQS 53 M: 373 km

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:Carros elétricosCarrosInmetro

Mais de Casual

Castelo real de Balmoral quer realizar celebrações de casamento

'A Substância' chega ao streaming na próxima semana

CEO da Ford diz que 'não abre mão' de seu carro elétrico da Xiaomi

Marca de luxo leva clientes brasileiros a Londres para personalizar carro dos sonhos