Carreira

Por que o caminho até o seu propósito passa pela inteligência emocional

Assista ao último episódio da websérie sobre inteligência emocional, produzida pelo Na Prática especialmente para a Você S/A

 (foto/Thinkstock)

(foto/Thinkstock)

share
Camila Pati

Camila Pati

Publicado em 26 de julho de 2019 às 15h00.

Última atualização em 20 de janeiro de 2020 às 11h52.

São Paulo -  O último episódio da websérie sobre Inteligência emocional produzida pelo Na Prática para a Você S/A é sobre uma relação menos óbvia com o propósito. Se você perdeu os outros episódios pode conferir aqui (1) aqui (2) aqui (3) e aqui (4)

Lorena Marques, instrutora do Na Prática, explica que propósito é a “intersecção entre missão, vocação, profissão e paixão”. De acordo com ela a inteligência emocional ajuda a descobri-lo e também a persegui-lo ao longo da vida.

Isso porque um dos aspectos da inteligência emocional é a autoconsciência que ajuda a entender as emoções, o que elas significam e que relação têm com outros traços da sua personalidade. Por meio da autoconsciência a pessoa vai percebendo quais são os seus valores e interesses e consequentemente o propósito.

A automotivação, a capacidade de se motivar e permanecer motivado. “ A Ciência já comprovou que nosso cérebro consegue aumentar a atividade quando a pessoa pensa em um motivo, de fato, significativo para ela”, diz Lorena.

As conexões estabelecidas ao longo da trajetória também ajudam na descoberta do propósito e vale destacar que a capacidade de criar vínculos é uma habilidade social considerada também como dimensão da inteligência emocional.

Aperte o play e confira a explicação completa da instrutora do Na Prática:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=wdTyJQDjnq8%5D

Acompanhe tudo sobre:Inteligência emocionalVídeosVídeos de carreira

Mais de Carreira

Como lembrar de matérias difíceis contando histórias

Esses são os 10 empregos que mais crescem hoje – muitos são remotos e pagam mais de US$ 100 mil

Essa CEO nunca descansa e não recebe um centavo por seu esforço — isso porque ela é uma IA

A habilidade número 1 procurada pelas empresas também é a mais difícil de encontrar, diz pesquisa