A intervenção do governo no preço da gasolina em 2014 reduziu a competitividade do etanol e resultou no fechamento de quase uma centena de usinas em todo o país. Alternativa: Agricultura A safra deste ano deverá crescer 4,5%, principalmente com o aumento da produtividade. Em 2015, a Monsanto, por exemplo, aplicará 150 milhões de dólares em seu centro de pesquisas de sementes em Petrolina, Pernambuco. Competências em comum: Planejamento de safra e ganho de produtividade. O que falta desenvolver: Noções técnicas sobre as culturas com que vão trabalhar e sobre negociação internacional.
Com imposto mais alto e crédito restrito, as vendas estão em queda, e férias coletivas e suspensões de contratos de trabalho viraram rotina. Alternativa: Carros de luxo No segmento de carros de luxo ainda há investimento. Algumas marcas desse nicho, como Jaguar, Audi e Mercedes, vão iniciar ou ampliar a fabricação de carros no país. Competências em comum: Conhecimento técnico sobre o produto e sobre a dinâmica de produção e distribuição. O que falta desenvolver: Na indústria automotiva de luxo é preciso conhecer normas de importação e ter relacionamento próximo com a clientela.
No início do ano, o governo confirmou que não daria mais subsídios às distribuidoras de energia. A escassez de água pode afetar a oferta. Alternativa: Energias alternativas O Brasil é um dos campeões de empregos em energia limpa. A italiana Enel Green Power, por exemplo, acaba de investir 130 milhões de euros em projetos de energia solar e eólica no Brasil. Competências em comum: Legislação do setor e questões técnicas, como o funcionamento dos leilões de energia. O que falta desenvolver: Noções de sustentabilidade e do mercado livre de energia, em que ela é vendida pelas geradoras diretamente às empresas privada.
Com juros mais altos e consumidores temerosos em assumir prestações, fabricantes de itens como computadores, geladeiras e televisores enfrentam redução nas vendas. Alternativa: Bens não duráveis A indústria de alimentos e higiene pessoal — itens de menor valor — segue com boas perspectivas. A americana Mary Kay abrirá uma fábrica e cinco centros de distribuição no país. Competências em comum: Gestão de marcas e análise de hábitos do consumidor. O que falta desenvolver: Distribuição com prazos de vencimento mais curtos e relacionamento com novos canais de venda, como varejo de bairro.