Redatora
Publicado em 2 de maio de 2024 às 14h12.
Como negociar ofertas de emprego? O processo pode ser bastante complicado e suscitar inseguranças e ansiedade. Pensando nisso, o ex-vice-presidente de recursos humanos da Microsoft, Chris Williams, elencou ao Business Insider alguns pontos em que prestar atenção durante esse processo.
De acordo com o especialista, o primeiro ponto envolve ter a noção de que, quando uma oferta é formalizada, isso significa que os empregadores querem você. Após entrevistas e análises de currículo, você foi escolhido para preencher a vaga. Isso quer dizer que, assim como você deseja preencher a posição, eles o desejam também. Isso deve ser usado nas negociações, afirma Williams.
Além disso, pontua o executivo, os empregadores esperam certa negociação. Segundo ele, quase ninguém apenas aceita o cargo sem ressalvas, sobretudo em níveis de maior senioridade. Dessa forma, explica, as empresas esperam que você tire um tempo para pensar, converse com os familiares, reflita sobre a oferta.
Ele ressalta ainda que a negociação, nesse sentido, não será novidade. Não se trata de um insulto, mas de algo que a própria companhia já espera do candidato.
Williams afirma também que o melhor momento para negociações é justamente antes do começo do trabalho. Nesse instante, o empregador ainda não sabe dos seus pontos altos e baixos, de suas vantagens e desvantagens. Portanto, deve-se usar isso a seu favor.
Por fim, o especialista indica que o pagamento é apenas um dos pontos passíveis de negociação -- e um ponto costumeiramente difícil para a empresa negociar, já que o salário durará até o fim do emprego. Desse modo, ele elenca alguns pontos que podem ser mais facilmente negociáveis e que são igualmente importantes. Entre eles, estão bônus e comissões, trabalho remoto e plano de saúde.
Williams relembra ainda que negociações não são sempre divertidas, mas são necessárias para que se encontre um meio termo entre empregado e empregador.
Com informações do Business Insider.