Bússola

Um conteúdo Bússola

Venda de itens de higiene e de testes diagnósticos cresce nas farmácias

Estudo da Abradilan mostra também que, após a pandemia, pacientes ficaram mais atentos a doenças crônicas

Compra de medicamentos associados a doenças crônicas aumentou (iStock/Getty Images)

Compra de medicamentos associados a doenças crônicas aumentou (iStock/Getty Images)

share
DR

Da Redação

Publicado em 29 de maio de 2021 às 11h00.

Por Bússola

Se muitos setores da economia foram fortemente impactados pelos efeitos da pandemia de covid-19, farmácias e drogarias viram a crise chegar de uma forma bem menos agressiva, quase inexistente. Farmácias e drogarias, como estabelecimentos de saúde, tornaram-se serviço essencial para a população durante este período atípico.

Segundo Vinícius Andrade, presidente da Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), os produtos de maior demanda são exatamente aqueles que estão diretamente relacionados à sazonalidade trazida pela pandemia.

Um estudo da entidade mostra que os Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) destinados ao controle de dor e febre (ibuprofeno) e prevenção de imunidade, gripe, resfriado e tosse (dipirona e paracetamol, além de itens como suplementos vitamínicos, especialmente as vitaminas C e D) estão entre os que tiveram crescimento na venda. "A categoria de MIPs é bastante ampla e uma das suas subcategorias são os produtos aliados da imunidade. Principalmente neste momento de covid-19 a categoria se tornou importante para a população, em busca de prevenção", diz Andrade.

Diferentemente do ano passado, quando itens de higiene e perfumaria registraram queda, agora se nota também um crescimento de categorias relacionadas ao bem-estar e à higiene pessoal de utilização domiciliar e higiene das mãos, além dos testes diagnósticos.

Andrade afirma ainda que o paciente ficou mais engajado nos tratamentos das doenças crônicas, devido ao risco dos grupos com comorbidades, fazendo com que itens de uso contínuo também tivessem crescimento.

 

Siga a Bússola nas redes: Instagram | LinkedinTwitter | Facebook | Youtube

Acompanhe tudo sobre:bens-de-consumoDoençasFarmáciasPandemia

Mais de Bússola

Bússola & Cia: uma Black Friday de quase R$ 8 bilhões 

Você sabe o que são os cordões de deficiências ocultas? Eles são muito importantes para sua empresa

O que a cal, aquele pó branco de construção, tem a ver com açúcar, carros elétricos e ESG?

ESG dá dinheiro sim. Confira as evidências